Vale do Taquari: Um rico mosaico turístico e étnico-cultural

///Vale do Taquari: Um rico mosaico turístico e étnico-cultural

Vale do Taquari: Um rico mosaico turístico e étnico-cultural



Por Vinícius Flôres

Foto por Juremir Versetti

O Vale do Taquari é a região onde se concentra a maior complexidade econômica do Rio Grande do Sul, desde as produções acadêmicas, passando pela agroindústria de base familiar, até as grandes metalúrgicas, indústrias de calçados e têxteis. Destacam-se ainda as grandes empresas processadoras de alimentos destinados à exportação.

Teve seu povoamento em meados do século XVIII com a chegada dos açorianos, seguidos de alemães, italianos, poloneses, austríacos, entre outros, formando assim um rico mosaico étnico-cultural.

Sob coordenação da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES), a região vem se destacando no setor turístico durante os últimos anos, oferecendo aos seus visitantes tanto atrativos culturais, feitos pelas mãos do homem, como aqueles confeccionados pela natureza.

Conta ainda com hotéis, pousadas, chalés, campings, bares, feiras artesanais, restaurantes, entre outros, os quais oferecem a seus visitantes uma adequada infra-estrutura turística.

Uma região diversificada, com atrativos turísticos de renome internacional, como Museu do Pão, em Ilópolis, pioneiro na América Latina, oViaduto 13, em Muçum, o maior da América Latina e o segundo maior do mundo, Santo Sudário, em Encantado, única réplica em tamanho original em todo continente americano, entre outros, mostram todo o potencial que o Vale do Taquari tem a oferecer, aliado a um povo acolhedor e hospitaleiro.

By |2008-09-23T00:00:00-03:00setembro 23rd, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Vale do Taquari: Um rico mosaico turístico e étnico-cultural

About the Author: