Vale do Taquari celebra Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo

///Vale do Taquari celebra Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo

Vale do Taquari celebra Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo



O Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo será celebrado na próxima segunda-feira, dia 27. A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Na região, a atual estrutura de Rotas e Roteiros diversificados e bem estruturados faz com que o Vale do Taquari também já possa comemorar a data.

Com o auxílio da Associação de Turismo dos Municípios da Região dos Vales (Amturvales), o Vale do Taquari apresenta avanços nesta área. A entidade tem 15 anos de atuação regional e nasceu com o objetivo de coordenar as ações de turismo no Vale, além de promover o desenvolvimento com projetos de integração regional.

Atualmente, a Amturvales é presidida pelo empresário Ronaldo Zarpellon, que conta com o auxílio da diretoria e de seis funcionários. Ao longo dos 15 anos, a Associação teve a preocupação de participar de eventos, reuniões e de outras atividades, sempre com o objetivo de desenvolver a atividade turística nos municípios.

Com o apoio da Amturvales, o Vale do Taquari conta hoje com cinco roteiros turísticos: a Rota das Gemas & Jóias, a Rota germânica, o Roteiro Turístico Delícias da Colônia, o Caminho dos Moinhos e a Rota da Erva-Mate, além de dois Tours pelas cidades de Lajeado e Taquari.

Os atrativos, de acordo com levantamento da entidade, em 2009, trouxeram um grande número de turistas para o Vale. Conforme os dados, as visitas ultrapassaram os 36,7 mil.

Objetivos da Amturvales

A Amturvales tem crescido com objetivos claros. A entidade coordena as ações de turismo no Vale do Taquari e busca consolidar, cada vez mais, os Roteiros Turísticos existentes, desenvolver os projetos de integração regional e representar a região junto à Secretaria de Turismo do Estado. A Amturvales tem o intuito de prospectar e acompanhar investidores para a área do turismo e, ainda, agrupar o trade (comércio) do turismo regional, além de ser a porta voz de toda essa cadeia produtiva. O grande desafio é unir os três Vales (Taquari, Rio Pardo e Caí) com o propósito de fortalecer o turismo, projetando os Vales no Estado e no País.

Projetos

A Amturvales considera positiva a perspectiva para o Turismo no Vale do Taquari. A entidade prevê um fluxo ainda maior de turistas visitando a região, devido à divulgação que a Associação tem feito em feiras relacionadas ao Turismo e, principalmente, pelos atrativos como paisagem, gastronomia e hospitalidade.

Outro projeto importante é a implantação do passeio de trem, na Ferrovia do Trigo, que irá contemplar alguns municípios do Vale. Além de a região também estar inserida no Grupo Gestor Regional dos assuntos relacionados à Copa 2014, com a expectativa de receber turistas no Vale do Taquari.

Texto/ foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

By |2010-09-24T00:00:00-03:00setembro 24th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Vale do Taquari celebra Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo

About the Author: