Turismo do Vale do Taquari no Programa da Ana Maria Braga

///Turismo do Vale do Taquari no Programa da Ana Maria Braga

Turismo do Vale do Taquari no Programa da Ana Maria Braga

MAIS VOCÊ
Quadro que contempla o Caminho dos Moinhos e a Rota da Erva-mate será veiculado em rede nacional na sexta-feira

ilopolis_moinho_colognese

Vale do Taquari – As belezas paisagistas e arquitetônicas da região colonizada por descendentes de imigrantes italianos serão apresentadas no programa Mais Você, da Rede Globo, na sexta-feira. O novo quadro do matinal comandado por Ana Maria Braga, batizado de Mais Você na Estrada, terá como protagonista duas rotas familiares na região: o Caminho dos Moinhos e a Rota da Erva-mate.

O quadro teve estreia ontem, segunda-feira, quando os repórteres Nadia Bochi e o “ogro” Jimmy apresentaram o primeiro de uma série de vários destinos do Brasil. O Vale do Taquari, por sua vez, deverá aparecer na telinha na sexta-feira, com uma passagem pelos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Desporto e Lazer de Ilópolis, Ariana Helena Maia Cittolin, a equipe do programa esteve na região no início do mês de dezembro, permaneceu de quinta-feira até a segunda-feira realizando entrevistas e capturando imagens para o documentário turístico. Acompanhou a dupla de repórteres Ismael Rosset e o presidente da Associação Amigo dos Moinhos, Claudir Fachinetto.
Ela comemora o reconhecimento que a região terá por meio do quadro televisivo em um programa de renome e destaque como o ancorado por Ana Maria Braga e diz que será um importante passo para reacender a promoção do turismo. “Para que as coisas aconteçam é preciso trabalhar em conjunto, só assim a região terá força para crescer ainda mais. Com o turismo alavancado quem ganha é toda a comunidade que se beneficia disso”, Para ela, o interesse de uma mídia nacional focar na região comprova o potencial turístico que os municípios do Vale do Taquari possuem. “Estamos convidando todos para assistirem o programa na sexta-feira, até colocamos chamadas no programa semanal do município lembrando a população”, comenta.

Além de mostrar o turismo local, que evidencia as antigas construções fabricantes de farinha de milho e trigo, Nadia e Jummy vão ensinar receitas típicas da região. Em Ilópolis, por exemplo, visitaram a propriedade dos Bortolli, quando foi ensinado o preparado de frango recheado com polenta. Na mesma cidade foi realizada visitação ao processo histórico da erva-mate, contando como é fabricada a matéria-prima para a bebida mais típica do Estado, o chimarrão.

Na vitrine nacional
Para a turismóloga da Associação dos Municípios em Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi, o resultado de todo trabalho de planejamento e estruturação em prol do desenvolvimento do turismo do Vale do Taquari vem crescendo e sendo reconhecido.
Ela lembra que, no mês de dezembro, foi promovida pela Secretaria de Turismo do Estado o 1º Prêmio Inovação do Turismo RS, onde a região turística Vale do Taquari foi a vencedora na categoria Melhores Práticas em Gestão e Planejamento/Sistema de Gestão do Turismo/Organização da Governança Regional e Municipal com o trabalho “Organização da Governança Regional através da Amturvales. Além deste, os vales do Rio Pardo e Taquari ficaram com a segunda colocação na categoria Melhores Práticas em Entretenimento e Lazer/ Melhor Evento – Festa, com o Turisvales – Salão de Turismo dos Vales.
Conforme Lizeli, muitas dessas ações estão sendo fundamentais para a conquista de novos espaços no turismo estadual e nacional. “Visto que tivemos a oportunidade de nos mostrarmos em nível nacional, em um dos programas mais assistidos na Rede Globo, o Mais Você. Estamos na vitrine, ainda mais em um ano de Copa de Mundo, é uma grande oportunidade de divulgação do destino turístico.”
Segundo a turismóloga, a região, em especial os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga, com a participação no quadro, poderá apresentar alguns dos vários atrativos turísticos, contar um pouco da história e falar da cultura e da gastronomia local a todo Brasil.

O quadro
A primeira parada de Nádia e Jimmy no quadro Mais Você na Estrada ocorreu em Conçeição de Mato Dentro, a 170 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O segundo destino foi a cidade de Nobres, no Mato Grosso. De lá, a dupla partiu para mostrar as belezas do litoral em São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Para terminar a viagem, os mochileiros viajaram do Nordeste para o Sul, mais precisamente para o Caminho dos Moinhos no Rio Grande do Sul, onde ficam a Rota dos Moinhos e a Rota da Erva-Mate.

Conheça as rotas
Caminho dos Moinhos – O Caminho dos Moinhos contempla os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga. O passeio mostra ao turista registros da imigração italiana, do começo do século passado, por meio de habilidosas construções de madeira.
Para as famílias colonizadoras, estes moinhos significavam a conquista de uma vida auto-sustentável, com o pão e a massa como base culinária e econômica.
A rota turística é integrada pelo Moinho Colognese, em Ilópolis; os Moinhos Vicenzi e Dallé, em Anta Gorda; o Moinho Marca, em Putinga; e os Moinhos Fachinetto e Castaman, em Arvorezinha.

Rota da Erva-mate – A erva-mate inspirou a formação da Rota da Erva-Mate, que é constituída pela união de dez municípios: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.
No percurso de aproximadamente 80 quilômetros, que inicia na ERS-129, em Encantado, e segue pela rodovia ERS-332, o turista encontra um conjunto de atrativos turísticos acompanhado de belas paisagens naturais emolduradas entre vales e morros. Tudo isto está aliado também à saborosa gastronomia italiana e à hospitalidade interiorana, característica de uma comunidade de colonização italiana, mas que também carrega fortemente a identidade do povo gaúcho.
A região possui ainda como particularidades marcantes o artesanato, a arquitetura, os elementos religiosos, os eventos e as agroindústrias familiares que processam os produtos coloniais típicos da culinária local, a presença de ervais e das indústrias ervateiras, que tornam a Rota da Erva-Mate um produto turístico.

Reportagem: Carina Marques (Jornal O Informativo do Vale)
carina@informativo.com.br

Legenda: Moinho Colognese, em Ilópolis, faz parte do Caminho dos Moinhos
Foto: Juremir Versetti/divulgação

By |2014-01-09T17:00:37-02:00janeiro 9th, 2014|Sem categoria|Comentários desativados em Turismo do Vale do Taquari no Programa da Ana Maria Braga

About the Author: