Tudo pronto para São Pedro

///Tudo pronto para São Pedro

Tudo pronto para São Pedro



Encantado – Inicia-se amanhã a programação alusiva a São Pedro, padroeiro do município. Neste ano, a paróquia optou por homenagear o cinquentenário da Diocese de Santa Cruz do Sul, celebrado em 2009. Por isso, vai enfocar em todo programa temas que evidenciam o jubileu de ouro. Amanhã, a partir das 15h, tem missa da saúde na Igreja Matriz; sexta-feira, a celebração religiosa inicia-se às 18h30min com renovação carismática e focolares. Para sábado está agendada missa solene, no mesmo horário do dia anterior, celebrada pelo padre Valmir Baldo com a participação do Coral Municipal de Encantado. Após, jantar festivo no Salão Paroquial. Domingo, às 18h30min, missa da juventude a cargo dos jovens, crismandos e coroinhas. Para animar a cerimônia, presença de violeiros do município. Na segunda-feira, Dia de São Pedro e feriado municipal, ocorre missa solene a partir das 10h. Participam da celebração os bispos dom Sinésio Bohn, de Santa Cruz do Sul; dom Alessandro Ruffinoni, de Porto Alegre; Dom Paulo De Conto, de Montenegro; além dos párocos locais e padres que passaram pela paróquia. Em seguida, almoço comunitário no Salão Paroquial.

Para o padre Clailson Barp, a festa é um momento religioso e social que une todas as comunidades católicas da cidade. “Nossa expectativa e de que cada católico participe de uma ou mais celebrações, demonstrando compromisso social, religioso, pessoal e comunitário com a Igreja”, diz.

Devoção

Gema Maria Fachini Zampieri (64) é devota de São Pedro desde criança. Ela conta que a religiosidade esteve sempre presente na família por meio de orações. “Minha mãe dizia que se não fosse São Pedro que abrisse as portas do céu ninguém entraria nele e que sem os seus ensinamentos ninguém cresceria”, lembra. De acordo com Gema, a fé pelo santo está relacionada à história de vida do religioso e pelo fato de ele se tornar o primeiro papa. “São Pedro tinha uma personalidade explosiva, rústica e única. Seus ensinamentos devem ser seguidos”, evidência. Em casa, possui um oratório com várias imagens sacras, entre as quais de São Pedro, São Paulo, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus e de Maria, e Nossa Senhora. Ela revela que no local sagrado, todos os dias, acorda antes do sol nascer e dedica cerca de duas horas a orações. Enfatiza ainda que nunca fez promessas a São Pedro. “Não preciso fazer promessas porque sei que ele está ao meu lado, me orientando e abençoando em todos meus passos”, destaca. Quanto à vida comunitária, diz ser ativa e estar constantemente envolvida com a paróquia. “Quando posso faço questão de estar presente e ajudando no que for necessário”, comenta, destacando sua participação na liturgia, pastoral da saúde e da família, cursilho e catequese.

Fonte: O Informativo do Vale, 24 de junho de 2009, pg 3.

Foto: Ass. Impr. AMTURVALES

By |2009-06-24T00:00:00-03:00junho 24th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Tudo pronto para São Pedro

About the Author: