SENAC Lajeado forma a primeira turma de guias de turismo em dezembro

///SENAC Lajeado forma a primeira turma de guias de turismo em dezembro

SENAC Lajeado forma a primeira turma de guias de turismo em dezembro



Está prevista para o dia 19 de dezembro de 2009 a formatura da primeira turma de guias de turismo em âmbito regional e nacional pelo SENAC Lajeado. O grupo do curso técnico, formado por vinte alunos de diversas cidades da região, freqüentou as aulas que foram ministradas nas sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e tarde, desde março de 2008. A escolaridade mínima exigida foi o ensino médio concluído.

O curso foi composto por três módulos: o módulo-base, que abrangeu disciplinas como Teoria e Técnica do Turismo, Primeiros-Socorros, Meio Ambiente, Comunicação e Psicologia; o módulo Rio Grande do Sul, com as disciplinas de Geografia, História, História da Arte e Cultura Popular aplicadas ao RS; e o módulo Brasil, com as disciplinas de Geografia, História, História da Arte e Cultura Popular aplicadas ao Brasil. Ainda compõem o currículo as disciplinas de línguas, com Inglês e Espanhol.

Ao longo do curso, foram realizadas algumas excursões técnicas, para que os alunos fossem avaliados e colocassem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Alguns dos destinos escolhidos foram: Taquari, Gramado, Canela, Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas. Uma viagem aérea e rodoviária está sendo preparada para setembro, com destino a Curitiba, Morretes, São Francisco do Sul e Laguna. Os alunos são responsáveis por planejar e executar as próprias viagens, realizar as reservas e enfrentar as situações de rotina dos guias profissionais.

Após a formatura, os técnicos poderão encaminhar seu registro na Embratur para legalizar sua atuação, que poderá ocorrer em todo o território nacional e ainda nos países membros do Mercosul. Muitos alunos já demonstraram interesse em desenvolver o turismo em suas cidades de origem e na região, atuando como guias receptivos locais.

Fonte:

Darlan H. Bald é estudante do Curso de Turismo da UNIVATES e trabalha no Centro de Informações Turísticas em Lajeado.

By |2009-08-26T00:00:00-03:00agosto 26th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em SENAC Lajeado forma a primeira turma de guias de turismo em dezembro

About the Author: