Seminário de Turismo reúne gestores e empreendedores e aponta novos rumos do setor

///Seminário de Turismo reúne gestores e empreendedores e aponta novos rumos do setor

Seminário de Turismo reúne gestores e empreendedores e aponta novos rumos do setor

Evento foi promovido pela Amturvales e ocorreu nesta quinta-feira à tarde, em Teutônia

O último ano apresentou desafios a todos os setores da economia. O Turismo não fugiu à regra e foi diretamente impactado com a pandemia. Com a retomada gradual das atividades, é momento do setor rever as práticas e analisar novas realidades. Com foco neste novo momento, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), promoveu hoje (19.08), o Seminário Regional de Turismo Vale do Taquari. O evento foi na CIC Teutônia e recebeu cerca de 100 participantes, público formado por Gestores Municipais de Turismo, Presidentes dos Conselhos Municipais e Empreendedores do Trade.

O evento oportunizou aos participantes conhecer o cenário nacional e regional, através da experiência dos palestrantes convidados, aproximando gestores e empreendedores dessa nova realidade do turismo. Para o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, a região está no caminho certo, trabalhando de forma regional. “Acreditem no turismo, essa indústria que gera empregos e bons negócios para todos”, enfatizou Arenhart.

Uma das palestrantes foi a da técnica da Secretaria de Turismo do RS, Débora Snel. A profissional, que é especialista em Gestão Pública, falou sobre “A Regionalização do Turismo e a Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro – as ações de cada município neste novo momento”. Para Débora, a regionalização é fundamental: “Turista não visita uma cidade, ele visita uma região turística. Os projetos precisam ser regionais: quem pensar só na sua cidade está fadado ao insucesso”, observou, reforçando que a profissionalização do turismo é necessária e é o que todos precisam buscar neste momento.

Outro palestrante foi o ex-secretário de Turismo de Bonito (MS), Augusto Mariano. Ele foi secretário por três gestões e, atualmente, é presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB). Mariano abordou o tema “Política local para o desenvolvimento do turismo sustentável – Case Bonito – Turismo como agente de transformação social”. O palestrante compartilhou diversos aspectos da organização do turismo em Bonito e enfatizou a sustentabilidade. “Não adianta você ter turismo e ele não ser sustentável. Todos os nossos atrativos turísticos em Bonito têm licenciamento ambiental e controlamos o número de vouchers para não haver degradação ambiental”, detalhou.

Mariano também salientou a necessidade do turismo ser um agente transformador da sociedade e da economia. “Com o turismo, você precisa transformar socialmente, precisa impactar”, colocou, destacando que 60% dos empregos formais de Bonito hoje estão no turismo.

Este foi o primeiro Seminário Regional de Turismo Vale do Taquari, promovido pela Amturvales. A entidade pretende organizar outros, com o intuito de desenvolver o segmento na região.

By |2021-08-20T09:10:50-03:00agosto 20th, 2021|Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment