Roteiros turísticos da região Alta do Vale do Taquari norteiam debate do primeiro Fórum em Anta Gorda

///Roteiros turísticos da região Alta do Vale do Taquari norteiam debate do primeiro Fórum em Anta Gorda

Roteiros turísticos da região Alta do Vale do Taquari norteiam debate do primeiro Fórum em Anta Gorda



O município de Anta Gorda sediou, na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o primeiro Fórum de Turismo da região Alta do Vale do Taquari. O evento, que reuniu prefeitos e secretários de Educação, Cultura e Turismo da região, foi promovido pelos prefeitos que formam o G9 (grupo dos nove municípios da região Alta do Vale do Taquari).

A abertura do encontro foi realizada pelo prefeito de Nova Bréscia e coordenador do G9, Diógenes Laste. O administrador ressaltou a importância do empenho de cada gestor nos trabalhos do grupo. “Hoje estamos fazendo uma reunião maior que o habitual graças às parcerias”, destacou.

O primeiro painel da manhã foi coordenado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e abordou a temática “a Rota da Erva-Mate”. A turismóloga Lizeli Bergamaschi apresentou o trabalho da entidade e dos municípios envolvidos com o Roteiro, os seus atrativos e os principais conceitos da Rota.

A turismóloga ainda explanou para o grupo as principais ações estratégicas da Rota. “Entre os planejamentos do Roteiro temos previsto, para agosto de 2010, a estruturação da rede de comercialização do produto para operadoras oficiais, o credenciamento de Agências do Vale do Taquari, a criação de um grupo gestores da Rota e, ainda, a ampliação dos serviços”, antecipou.

O segundo painel tratou da apresentação do roteiro “Caminho dos Moinhos”. A explanação foi feita pelo secretário de Turismo de Ilópolis, Ismael Rosset, e pelo presidente da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos), Claudir Fachinetto. Rosset e Fachinetto esclareceram que, atualmente, o Roteiro integra os municípios de Ilópolis, Anta Gorda, Arvorezinha e Putinga e conta com seis moinhos inseridos.

Após as explicações foi aberto espaço para questionamentos e discussões do grupo. Entre os debates foram abordadas questões como a formação de parcerias entre as duas rotas, desenvolvimento das rotas, investimentos, perfil dos turistas, otimização dos contatos entre os municípios, forma de padronizar o trabalho dos condutores locais para apresentação dos dois roteiros, valorização do trabalho realizado e, ainda, futuramente, a implantação de um microssede da Amturvales na região alta do Vale.

Ao final dos debates, o presidente da AAMoinhos enfatizou a importância das duas rotas trabalharem juntas. “Acredito que cada rota deva caminhar com suas próprias pernas, mas sem se fundirem em uma só. O trabalho que a Amturvales está fazendo é importante e devemos continuar”, afirmou.

Para o presidente da Amturvales, Ronaldo Zarpellon, o seminário alcançou o objetivo. “Esse primeiro seminário foi excelente. Ele abriu portas para buscarmos soluções e chegarmos onde queremos. E o grande desafio é viabilizarmos esses debates mais vezes durante o ano”, disse.

O prefeito de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, apontou dois grandes focos para o turismo da região Alta: “Temos que chamar a iniciativa privada para andar junto e começarmos um trabalho de paisagismo regional no Vale. A partir desse Fórum temos tudo para crescer, pois fomos sinceros nas discussões”, assegurou.

A deputada federal Manuela DÁvila, que participou da fase final do fórum, parabenizou a região pela iniciativa. “Esse Fórum reflete a visão de um conjunto de pessoas. A região já tem belezas naturais e história para contar. O povo daqui já é hospitaleiro, talvez, o único desafio seja qualificá-los”, afirmou.

A reunião aconteceu no Auditório da Unidade do Posto de Saúde, em Anta Gorda.

O G9 é composto pelos municípios de Arvorezinha, Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. Além deles estiveram, no encontro, representantes de Encantado, Guaporé e Muçum.

O secretário Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, José Heitor Gularte, devido a outros compromissos com a governadora Yeda Crusius não participou do encontro.

Texto/ foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

By |2010-07-01T00:00:00-03:00julho 1st, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Roteiros turísticos da região Alta do Vale do Taquari norteiam debate do primeiro Fórum em Anta Gorda

About the Author: