Rota turística Caminho da Erva-mate é tema de entrevista na Encanto AM

///Rota turística Caminho da Erva-mate é tema de entrevista na Encanto AM

Rota turística Caminho da Erva-mate é tema de entrevista na Encanto AM



Por Vinícius Flôres

Foi realizada hoje (3), no programa Bom Dia Região dos Vales com o radialista Perondi, da Encantado AM – 1580, uma entrevista com as responsáveis pela assessoria técnica da rota Caminho da Erva-mate, projeto desenvolvido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) juntamente com os secretários municipais, dirigentes de turismo, empreendedores e demais colaboradores do Vale do Taquari.

Na ocasião, esteve presente Maíra Bastiani, turismóloga da Amturvales e Mirela Pacheco, do Sebrae, onde falaram sobre o projeto turístico, que compõe 6 municípios, dentre os 39 que a Amturvales cobre.

O levantamento de dados culturais e demais questões financeiras que envolvem a erva-mate no Vale para a implementação da rota termina neste mês. Após isto, haverá uma reunião para que definitivamente seja lançado o Caminho da Erva-mate.

Um dos grandes problemas para que a região dos vales cresça no turismo, segundo Mirela, é que boa parte dos municípios já possui uma forte economia formada, não abrindo os olhos para este setor em que somos abençoados tanto por belezas naturais, quanto culturais.

Mirela ainda lembra que nada impede que no próximo ano mais municípios interessados possam entrar na rota Caminho da Erva-mate. Atualmente, as cidades que compõe o projeto são Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis e Relvado.

Ao final da entrevista, Perondi fez questão de ressaltar o belo trabalho feito pela administração atual da Amturvales, com Rafael Fontana na presidência, e o quanto é importante o investimento no turismo no Vale do Taquari.

Uma região diferente das outras

“O turista de hoje em dia não quer mais aqueles lugares um tanto convencionais. Prefere algo novo, diferente; e o Vale do Taquari tem esse diferencial atrativo”, diz Maíra Bastiani

Um turista exigente e que deseja algo fora do convencional. São estas as características que a turismóloga da Amturvales destacou no programa da Encanto AM. Ela ainda lembra fatores geográficos, como a proximidade entre os municípios, que possibilitam o sucesso do turismo na região.

Obras desenvolvidas tanto pelo homem quanto pela natureza, e que estão aqui no Vale do Taquari, como o Viaduto 13, em Muçum, o maior da América Latina e o segundo maior do mundo; o Moinho Colognese e Museu do Pão, em Ilópolis, pioneiro na América Latina; Gruta da Baleia, em Relvado, com mais de 70 metros de profundidade, Igreja Matriz – Santo Sudário, em Encantado, única réplica em tamanho original em todo continente americano; dentre outros, são a prova do grande potencial que o Vale do Taquari tem hoje em turismo e o quanto podemos investir ainda mais neste setor.

By |2008-09-03T00:00:00-03:00setembro 3rd, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Rota turística Caminho da Erva-mate é tema de entrevista na Encanto AM

About the Author: