Projeto Trem é Turismo é lançado em Muçum

///Projeto Trem é Turismo é lançado em Muçum

Projeto Trem é Turismo é lançado em Muçum

foto Gisa

Paralelo as comemorações da Semana Farroupilha, Muçum sediou na manhã de ontem, dia 17, o lançamento do projeto Trem é Turismo. O evento foi realizado no Clube José Garibaldi, com a presença de representantes do poder público, empresas e comunidade regional.

O projeto é o resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc), Sebrae Nacional e a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), o projeto busca fomentar o turismo como um todo, movimentando, também, os setores que se envolvem no processo, como gastronomia, hotelaria, artesanato e cultura.

A representante do Sebrae Nacional, Andréia Faria, destacou a importância das pequenas empresas no Brasil. “Estes pequenos produtores representam boa parte da nossa produção brasileira. O trem turístico é um projeto que engloba uma rede nacional, fomentando a economia, e o Sebrae irá ajudar estes produtores a melhorarem os seus negócios”, disse.

O consultor da Abottc, Luiz Carlos Barbosa, reforçou a importância do projeto. “Os trens turísticos e culturais brasileiros movimentam anualmente cerca de três milhões de turistas e visitantes. Parece ser um número interessante, mas olhando o tamanho de nossa população, é uma estatística ainda muito pequena”, afirma.

Para o prefeito de Muçum, Lourival de Seixas, o lançamento deste projeto simboliza a vitória de uma luta. “Este é um sonho antigo da comunidade do Vale do Taquari. A ferrovia nos uniu no passado e voltará a nos unir no futuro.”, afirmou.

Encerrando a solenidade, o presidente da Amturvales, Vanildo Roman e o prefeito de Muçum, Lourival de Seixas, entregaram a representante do Sebrae, Andréia Faria e ao consultor da Abottc, Luiz Carlos Barbosa, a réplica de uma Litorina, nome dado ao trem que fará o roteiro turístico na região. As peças foram confeccionadas em madeira, e pintadas pelas funcionárias da Casa de Cultura de Muçum.

O trem

Batizado de Litorina, o trem turístico terá 56 lugares e percorrerá 60 quilômetros, por entre túneis, montanhas e pontes, utilizando a malha ferroviária já existente, e deve entrar em operação entre abril e maio de 2015. O vagão conta com ar-condicionado e janelas panorâmicas, e possuiu autonomia para se movimentar sozinho.

Fonte: Ass. de Imprensa da Prefeitura de Muçum
Foto: Gisa Radaelli

By |2014-09-18T13:59:52-03:00setembro 18th, 2014|Sem categoria|Comentários desativados em Projeto Trem é Turismo é lançado em Muçum

About the Author: