Plataforma digital promove roteiros turísticos gaúchos

Viva RS foi inaugurada neste domingo e traz rotas do Vale do Taquari

A retomada do turismo no Rio Grande do Sul ganha um apoio importante. Foi lançada ontem (20.09), uma plataforma que pretende inovar o cenário turístico gaúcho. A iniciativa Viva o RS (www.vivaors.com.br) tem como proposta ser uma feira virtual promocional com mais de cem dos melhores roteiros do Estado, entre eles, passeios do Vale do Taquari. A realização deste projeto é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas RS (Sebrae RS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Comitê da Retomada do Turismo RS.

Disponível para o público por 40 dias e com diversas parcerias, as atrações são organizadas por regiões e por estilos de viagem, dando maior autonomia e liberdade ao usuário e ajudando o comércio turístico local, pois gera tráfego para agências e receptivos venderem os pacotes.

Para compor os roteiros do Vale ofertados na plataforma, houve participação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). A região oferece os passeios Ciclo Turismo entre Vales e Montanhas, Entre Vales e Arroios, Pacote Alto do Vale – Belezas, Cultura e Gastronomia, Pacote Rota da Erva Mate e Pacote Rota dos Túneis e Viadutos.

Para facilitar a escolha do turista, há uma descrição de tudo o que ele encontrará no passeio e os valores. Além disso, a plataforma conta com uma assistente digital de viagens, que oferece dicas e sugestões personalizadas de acordo com o perfil e a experiência de cada visitante.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, afirma que a Sedetur está ao lado de uma ação que visa valorizar a vocação turística do Rio Grande do Sul. “O site é intuitivo, tem informações e traz a possibilidade de aquisição de pacotes. Ações como essas são fundamentais para a retomada do turismo de forma segura e para o aquecimento do setor e da economia do Estado”, explica.

Regiões contempladas na plataforma

• Vale do Taquari, Porto Alegre, Hortênsias, Uva e Vinho, Campos de Cima da Serra, Rota das Missões, Costa Doce, Vale do Paranhana, Vale Germânico, Pampa Gaúcho e Fronteira.

Turismo responsável

De acordo com as orientações de distanciamento controlado do Estado, a plataforma Viva o RS segue as indicações do governo estadual.

As principais dicas são:

• Sejam conscientes: só viajem com a saúde 100% em dia;
• Cuidem-se: ao se deslocar, é fundamental que sejam mantidas as precauções de higiene e prevenção;
• Escolha destinos favoráveis: a baixa concentração de habitantes por km² é um bom aliado do distanciamento social;
• Planeje com antecedência: os estabelecimentos estão preparados, e as regras estabelecidas pelos órgãos oficiais devem ser cumpridas para a segurança de todos.

2020-09-22T09:52:46-03:00

Leave A Comment