Planejando o turismo no Vale

///Planejando o turismo no Vale

Planejando o turismo no Vale

O futuro do turismo do Vale do Taquari em pauta na assembléia geral da Amturvales

Por Vinícius Flôres

Aconteceu ontem (18), nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), a Assembléia Geral Ordinária da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), onde foi realizada a prestação de contas da gestão do atual presidente, Rafael Fontana, bem como feita a apresentação dos roteiros e discutido o plano de ação para 2009.

Tendo seu início às 14h, a assembléia começou com a prestação de contas da entidade, sendo aprovada por unanimidade pelos associados presentes. Para Ronaldo Zarpellon, tesoureiro da Amturvales, o balanço final é muito positivo, motivando o setor para que nos próximos anos a região se fortaleça ainda mais. “Depois destes dois anos de gestão, podemos dizer que estamos em outro patamar. O turismo do Vale do Taquari está no caminho certo”,afirmou Zarpellon.

Logo após foi realizada a apresentação dos cinco roteiros turísticos do Vale do Taquari através de um vídeo. Foi mostrado também o novo layout do site da Amturvales, com um estilo arrojado que, segundo a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, tem o objetivo de chamar a atenção do internauta através de fotos da nossa região, as notícias relacionadas com o setor e principalmente os roteiros, que são nossos produtos.

Plano de ação

Em seguida, foi debatido o plano de ação para o próximo ano. Conforme o presidente, o futuro do turismo do Vale nos próximos anos é muito promissor. “Precisamos integrar ainda mais a região e o setor de turismo, promover mais qualificação de pessoas e aumentar a divulgação dos roteiros”,diz Fontana.

Fontana lembrou também que na última assembléia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a qual ele participou, os prefeitos da região aprovaram um aumento de 30% nas mensalidades da Amturvales, mostrando o apoio ao trabalho que vem sendo feito e que, juntos, podemos almejar ainda mais.

Outro assunto tratado foi o turismo interno, o qual surge como alternativa, abrindo a possibilidade para que o Vale se organize em microrregiões para melhor desenvolver seus roteiros, reduzindo os gastos para os municípios e permitindo o melhor acompanhamento por parte de um profissional do setor. Os primeiros passos já estão sendo dados, com diversas excurções de escolas, clube de mães e da melhor idade, além da sinalização que está sendo instalada nas rodovias da região. O investimento em mídia e a criação de cursos de qualificação no setor são algumas metas da instituição para o ano que vem.

Um exemplo de sucesso da melhor capacitação do setor foi o curso de Atendimento ao Turista, realizado em maio em Ilópolis, onde contou com o apoio da Administração Municipal e da Amturvales, formando de forma rápida e eficaz profissionais aptos a trabalharem no setor.

Já nos dias 17 e 18 de março do próximo ano, foi decido na assembléia que será realizado, de forma gratuita, um seminário de turismo promovido pela Amturvales para todas as prefeituras do Vale do Taquari e empresas interessadas em participar. Segundo Fontana, o secretário de Turismo do Estado, Heitor Gularte, garantiu para ele que toda a sua secretaria estará presente na ocasião.

A homenageada

Quem há anos atrás apostaria em turismo em Ilópolis? Talvez muitos considerassem uma grande utopia, mas não para Leda Dall Acqua.

Com muito trabalho e dedicação, a secretária de Turismo fez com que Ilópolis fosse reconhecida até internacionalmente, sendo exemplo no setor turístico em todo o Vale do Taquari.

Uma mulher batalhadora, a qual graças a seus inúmeros feitos durante a sua passagem pela Administração da cidade da Erva-mate e da Ecologia –como o Museu do Pão, praça Itália, Turismate, Moinho Colognese, entre outros– recebeu merecidamente na tarde de ontem, das mãos do presidente Rafael Fontana, uma placa em sua homenagem.

Visivelmente emocionada, Leda agradeceu o reconhecimento e retribuiu o carinho, lembrando o quão difícil foi o começo de sua jornada, com pessoas desacreditadas em relação ao turismo, mas que, com persistência, conseguiu dar o verdadeiro reconhecimento para Ilópolis.

By |2009-12-19T00:00:00-02:00dezembro 19th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Planejando o turismo no Vale

About the Author: