Moinho Marca será Restaurado

///Moinho Marca será Restaurado

Moinho Marca será Restaurado



Na fila de espera dos moinhos a serem restaurados e que compõe o Caminho dos Moinhos, está o Moinho Padre Carlos DallAgnol de Putinga, ou Moinho Marca como é conhecido.

O levantamento arquitetônico do moinho já está pronto e apresenta em mínimos detalhes a situação em que a edificação construída no ano de 1950, se encontra.

O levantamento arquitetônico do moinho foi feito através da Univates, pelos estudantes estagiários do curso de Arquitetura Guilherme José Gerart e Simone Lassen, trabalho este que foi coordenado pelo professor Augusto Alves e consiste em dados como localização, mapeamento fotográfico da região onde a edificação se encontra, verificação total para saber em que situação a obra a ser restaurada se encontra, descrição de patologias, entre outras informações para que a restauração siga o cronograma do padrão original de como foi construído.

O moinho construído no ano de 50 foi inaugurado em 1952. A edificação é de alvenaria e era movido com força motriz da água fornecida por uma turbina em espiral wirts e por um motor a diesel Rouston de grande porte importado da Inglaterra, igual ao existente no Moinho Castaman de Arvorezinha, porém de maior porte.

Do moinho além da edificação restaram o motor e as pedras.

Ainda não existe uma data prevista para o início das obras de restauração.

Fonte: Eco Regional

Foto: www.valedotaquari.org.br/…/moinho_marca.jpg

By |2009-10-13T00:00:00-03:00outubro 13th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Moinho Marca será Restaurado

About the Author: