Ministério do Turismo prestigia Programa Estadual de Qualificação Profissional

///Ministério do Turismo prestigia Programa Estadual de Qualificação Profissional

Ministério do Turismo prestigia Programa Estadual de Qualificação Profissional



Em uma solenidade que reuniu dezenas de convidados no estande da Setur na Festa da Uva, em Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira (24), a secretária do Turismo, Abgail Pereira, lançou o Programa Estadual de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo. O objetivo do programa é realizar ações de qualificação destinadas aos profissionais do setor do turismo e hospitalidade do Rio Grande do Sul nas regiões, visando o aperfeiçoamento do atendimento nas áreas de maior fluxo turístico.

Além do lançamento, a Setur assinou convênio com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) para a realização de cursos de qualificação para profissionais e empresários para o setor de hotelaria e entretenimento. Entre as ações previstas, estão cursos de técnicas de cozinheiro, qualificação de serviços de camareiras e oficinas de gastronomia de inovação. A expectativa é que mais de mil profissionais sejam beneficiados com os cursos.

Modernização

A secretária assinou, também, junto ao BRDE um termo de cooperação que prevê incentivo e e apoio à modernização de empreendimentos turísticos, com a operacionalização de linhas de crédito de longo prazo para o financiamento de projetos com vistas ao desenvolvimento do setor turístico do Rio Grande do Sul.

De acordo com Abgail, o lançamento do Programa Estadual de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo é materialização daquilo que a Setur deseja deixar como maior legado para a sociedade gaúcha. “Queremos a valorização das pessoas através da sua qualificação e capacitação para que tenhamos como principal característica de nosso Estado a hospitalidade. E através de um esforço gigantesco da Secretaria conseguimos, junto ao Ministério do Turismo, aporte para esse programa que já está sendo executado na Serra e, em breve, chegará a outras regiões gaúchas”, disse.

A titular da pasta ressaltou que o objetivo é de formar cinco mil pessoas em 2012, sendo que o número total de beneficiados deve chegar a 20 mil até 2014, ano em que o Rio Grande do Sul será uma das sedes da Copa do Mundo.

Ministério

A cerimônia contou com a participação do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, que veio ao Estado representando o ministro Gastão Vieira. “Para nós, é um prazer estarmos presentes nesta festa que transpira organização e alegria e colabora com o turismo gaúcho. Estou convencido que se o Brasil se debruçar neste setor vamos conseguir com que o país seja um dos principais expoentes do turismo no mundo. Queremos que o nosso povo viaje, conheça novos lugares, mas, sobretudo, que conheça o Brasil. Para tanto, temos consciência que precisamos estruturar, qualificar e promover os nossos destinos”, avalia.

Também estiveram presentes à solenidade secretários municipais de turismo de diversas cidades da Serra, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, os deputados federais Assis Melo e Pepe Vargas, e as soberanas da Festa da Uva, entre outras autoridades.

Fonte: SETUR

Fotógrafo: Solange Brum

By |2012-02-25T00:00:00-02:00fevereiro 25th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Ministério do Turismo prestigia Programa Estadual de Qualificação Profissional

About the Author: