Leia o Artigo: Afirmação do desenvolvimento, por Abgail Pereira

///Leia o Artigo: Afirmação do desenvolvimento, por Abgail Pereira

Leia o Artigo: Afirmação do desenvolvimento, por Abgail Pereira

O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso. É assim, como na frase de Ariano Suassuna, que percebemos as perspectivas da atividade turística no Estado. Em termos do turismo internacional, temos crescido bem acima da média nacional: 12% contra 4,48% em 2012 e 11% contra 5,27% em 2011. Neste Dia Internacional do Turismo, em que lançamos a marca Rio Grande do Sul, Um Grande Destino e uma estratégia de promoção dessa atividade, é oportuno contar-lhes como está essa construção de sinergias.

Para acelerar a inserção do RS nesse mapa-múndi, formulamos políticas públicas para o setor baseadas em três eixos: infraestrutura, qualificação e promoção. Para fomentá-los, foram disponibilizados programas como o Prodetur, que investe um total de US$ 45 milhões no corredor turístico que liga a Região Metropolitana à Serra. Programas de qualificação profissional e empresarial estão em andamento, o Parada Tri Legal já contempla 30 microempresas e de pequeno porte localizadas na parte gaúcha da BR-116, por onde entram 40% dos turistas estrangeiros do Brasil. No apoio à promoção, elaboramos um Plano de Marketing do Turismo, referência para os agentes do setor inclusive na composição de peças promocionais. Linhas de crédito diferenciadas para projetos de modernização e ampliação da capacidade produtiva foram articuladas junto ao Banco do Brasil, Badesul, BRDE e Banrisul.

Além do turismo de lazer e cultural, também temos apostado no segmento de negócios e eventos. Em termos nacionais, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição entre os Estados que mais sediam eventos avaliados pela International Congress and Convention Association (ICCA), sendo Porto Alegre a sexta entre as capitais. De acordo com estudos do Ministério do Turismo, em 2012 o setor foi responsável por 4,9% do PIB da Região Sul, perdendo apenas para a Região Nordeste (9,8%).

Essas são algumas das iniciativas e resultados nesse esforço esperançoso e realista do Estado no sentido de transformar esse reconhecimento de terra hospitaleira em nosso cartão de visitas. Queremos parabenizar, neste Dia Internacional do Turismo, todos aqueles que fazem do Rio Grande do Sul um grande destino, amante de suas tradições, mas também empreendedor, inovador e criativo na geração de renda e inclusão social, melhorando a experiência do turista, mas sobretudo a qualidade de vida de quem mora aqui.

Abgail Pereira
Secretária do Turismo do Rio Grande do Sul

By |2013-09-27T13:52:52-03:00setembro 27th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Leia o Artigo: Afirmação do desenvolvimento, por Abgail Pereira

About the Author: