Fontana mostra que turismo é um bom investimento para o Vale

///Fontana mostra que turismo é um bom investimento para o Vale

Fontana mostra que turismo é um bom investimento para o Vale



A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realizou ontem, em seu salão de eventos, reunião-almoço com palestra do presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana. Ele mostrou aos empresários e lideranças políticas da região que investir em turismo é um bom negócio. A iniciativa foi uma promoção conjunta da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC), Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sebrae e Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Fontana salientou que para o desenvolvimento do turismo é importante os municípios elaborarem projetos para ser encaminhados ao Ministério do Turismo a fim de solicitar recursos federais. Ele também fez um chamado para os empresários investirem no segmento e se beneficiar de linhas de financiamento com juros subsidiados.

Para profissionalizar a mão-de-obra e a implementação de roteiros turísticos, Fontana destacou o curso de Turismo da Univates, o apoio da Emater/RS-Ascar, Sebrae, Uergs e outros organismos vinculados ao segmento.

Roteiros

O presidente da Amturvales citou como exemplo o Roteiro Delícias da Colônia – abrange os municípios de Estrela, Imigrante e Colinas -, que apontou um crescimento de 85% em 2006 comparado ao ano anterior. Em termos de faturamento, as 2.320 pessoas que fizeram o passeio gastaram R$ 247 mil. Nesses dados não estão contabilizados os visitantes individuais em carros particulares, apenas os grupos.

Há outros roteiros em fase de implementação, entre eles a Rota Germânica de Teutônia, o Roteiro da Erva-Mate, o das Pedras Preciosas e o dos Moinhos em Ilópolis, que já mereceu investimento da ordem de R$ 1 milhão por parte da Nestlé. Destacou ainda outros projetos como o Parque Histórico de Lajeado e o Complexo Esportivo da Univates. Falou também dos eventos realizados pelos municípios da região, como a Expovale, Construmóbil, Suinofest, Turismate e outros, que sempre atraem muito público. “O Vale do Taquari tem muitas riquezas turísticas, precisamos juntar forças e colocar os projetos em prática para atrair os visitantes”, afirmou. Citou as belezas naturais do lugar, o potencial cultural e a gastronomia que é muito apreciada pelos visitantes.

Perguntas

No espaço de perguntas o secretário executivo da CIC Teutônia, Jorge Morschbacher, sugeriu aos municípios a desvinculação da pasta do Turismo da pasta da Cultura, juntando à da Secretaria de Indústria e Comércio. “O turismo é uma atividade comercial.” O presidente da Amvat, Paulo Altmann, concordou com a posição e levará a idéia aos prefeitos. Disse ainda que “o turismo precisa ser encarado como uma atividade comercial e de forma muito profissional”.

O representante da CIC Regional, Egon Hoerlle, pediu para que a Amturvales estude a possibilidade de incluir em um roteiro turístico a visitação à Hidrelétrica do Salto Forqueta, onde existe infra-estrutura para receber os visitantes. O presidente da associação prontamente acolheu a sugestão.

O presidente da Acil, José Lenz, disse que o assunto turismo é palpitante e deverá merecer cuidado para que possa atrair a atenção de investidores.

Autoridades

Diversas autoridades da região assistiram à palestra do presidente da Amturvales, entre elas o presidente do Codevat e reitor da Univates Ney Lazzari; os presidentes das Câmaras de Vereadores de Lajeado, Waldir Gisch, e de Encantado, Salete Dalla Lasta; o presidente da Amvat, Paulo Gilberto Altmann; os prefeitos de Lajeado, Carmen Regina Cardoso; e de Ilópolis, Olmir Rossi; o representante da CIC regional, Egon Hoerle, além de secretários municipais e integrantes da diretoria da Amturvales.

Espaço Vitrine Acil

O Espaço Vitrine Acil foi usado pelo diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres, Ardy Stock, que falou sobre a realização, em Lajeado, da 43ª Olimpíada Nacional da Sinodal de Educação (Onase), que deve reunir 770 pessoas entre atletas, professores e equipe de organização. A Onase vai ocorrer de 24 a 28 de setembro. Storck disse que os participantes serão hospedados em casas de família. Para tanto pediu a todos que tiverem disponibilidade de acolher um atleta para que se inscrevam na secretaria do Ceat.

Univates

Na abertura da reunião o presidente da Acil, José Lenz, parabenizou o reitor da Univates, Ney Lazzari, pela realização da festa esportiva que marcou a inauguração do ginásio no sábado com o jogo de basquete entre Brasil e Uruguai

Fonte: O Informativo do Vale

By |2007-08-29T00:00:00-03:00agosto 29th, 2007|Sem categoria|Comentários desativados em Fontana mostra que turismo é um bom investimento para o Vale

About the Author: