Encantarte: moradores do bairro Navegantes sobem ao palco

///Encantarte: moradores do bairro Navegantes sobem ao palco

Encantarte: moradores do bairro Navegantes sobem ao palco

Peça abordará as três religiões e a escola de samba do bairro (Foto: Divulgação)

Peça abordará as três religiões e a escola de samba do bairro (Foto: Divulgação)

Neste domingo (03), a partir das 19h30min, os moradores da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, sobem ao palco do Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado com a peça “O nascer de nossa história”. A apresentação acontece no salão da comunidade.

O bairro Navegantes é o terceiro grupo a mostrar o trabalho desenvolvido no projeto. Reunindo-se cerca de seis horas por semana, aproximadamente 40 pessoas estão engajadas com os ensaios e preparativos.

De acordo com Mara Scatolla, coordenadora do teatro e, também, diretora da Associação Pró-Menor Encantado (AME), o cenário e figurino da peça estão sendo confeccionados pela entidade. “Usamos muitos objetos recicláveis na produção dos materiais. Já está tudo pronto, faltam apenas os acabamentos e ajustes finais”, relata.

O enredo vai contar a história da comunidade. “Será abordado o seu surgimento, envolverá as três religiões existente no bairro, o Candomblé, Católica e Evangélica, bem como a famosa escola de samba. Tem cultura e também vamos falar do seu povo, das pessoas mais antiga, o restante é segredo (risos)”, conta, Mara, sem maiores detalhes.

Conforme ela, aproveitando o propósito do projeto, que é integrar as pessoas através da arte, a ideia surgiu com o intuito de mostrar aos próprios moradores como se formou o bairro Navegantes. “Muitos nem conhecem direito. É importante para que valorizem a comunidade. Nossas crianças merecem saber o que aconteceu no passado, bem como vivenciar ações positivas como essa. Além disso, queremos mostrar à todos que é possível fazer as coisas acontecerem aqui, divulgar o potencial desta localidade, eu acredito que no futuro colheremos bons frutos desta iniciativa”, destaca.

Dificuldades também fizeram parte do desenvolvimento do espetáculo.  “O maior obstáculo foi inserir as pessoas no teatro, elas acham que não tem capacidade, mas conseguimos. Formamos um grupo legal, focado e unido, visando o mesmo intuito, o de apresentar o que temos de melhor”, revela.

A expectativa para subir ao palco e se apresentar é grande, mas, também, muito positiva. “Pensamos em tudo para dar certo. Exigiu muito de todos nós, mas nos engajamos e planejamos e temos certeza que tudo sairá da melhor forma, vamos encantar o público”, almeja.

Próximas apresentações:

– Dia 10/06 | Espetáculo A casa da Nona – Local: Salão Paroquial do bairro Centro;

– Dia 17/06 | Espetáculo Técnicas de Empreendedorismo Rural – Local: Salão Comunitário do bairro Jacarezinho.

Todos os espetáculos tem entrada gratuita.

O projeto cultural Encantarte – Mostra de Teatro Amador de Encantado conta com o patrocínio de Divine Chocolates e Sorvetes Sabory e tem o financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Assessoria de Imprensa Encantarte

By |2018-05-30T07:45:37-03:00Maio 30th, 2018|Sem categoria|Comentários desativados em Encantarte: moradores do bairro Navegantes sobem ao palco

About the Author: