Durante 1ª Conferência Estadual do Turismo, Tarso defende parceria com o Governo

///Durante 1ª Conferência Estadual do Turismo, Tarso defende parceria com o Governo

Durante 1ª Conferência Estadual do Turismo, Tarso defende parceria com o Governo



Para Tarso, mercado do turismo só pode funcionar com a intervenção do Governo

Fotógrafo: George Cereça

O governador Tarso Genro definiu como “momento especial para o Governo” a participação na 1ª Conferência Estadual do Turismo, na tarde desta quarta-feira (14), no Centro de Eventos da Fiergs. “Quando assumiu a Setur, Abgail encontrou a pasta em condições difíceis, pois a estrutura estatal não estava adequada ao programa de Governo consagrado nas urnas. Por isso, quero cumprimentar a secretária e a sua equipe por terem vencido de uma maneira brava todos os impedimentos que se apresentaram para que pudéssemos firmar uma nova visão de turismo no Rio Grande do Sul”, afirmou.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, saudou a presença do Chefe do Executivo relembrando que o processo das Conferências Regionais começou há três meses.

“Fomos desafiados a trabalhar pelo desenvolvimento do turismo do nosso Estado. Dessa forma, percorremos as 11 regiões turísticas gaúchas e realizamos cinco conferências temáticas que reuniram mais de 2,5 mil pessoas num processo democrático e participativo, onde todos os atores entenderam a necessidade do setor se colocar como vetor do desenvolvimento.”.

Tarso destacou a importância do Estado nesse processo. “O mercado do turismo só pode funcionar com a intervenção do Governo para fazer aflorar os aspectos culturais de uma região, para que haja uma relação de mercado que vai atrair investidores. Temos de criar oportunidades para um turismo regional específico, como o total aproveitamento das potencialidades adormecidas”, conta.

“Quando terminarmos nosso Governo, daqui a três anos, teremos uma política de Estado estruturada, como relações com prefeituras e iniciativa privada, entre outros, para que possamos acolher bem quem vem de fora. Eu tenho o maior orgulho do trabalho que a secretária Abgail está fazendo à frente da Setur. Um trabalho sólido e responsável”, finalizou o governador.

Eixos estratégicos e Sistema de Gestão do Turismo

Na sequencia da Conferência, o secretário-adjunto da Setur, Márcio Cabral, apresentou os eixos estratégicos para o turismo no Rio Grande do Sul. “Eles foram construídos a partir das propostas apresentadas pelas microrregiões em cada uma das conferências regionais e das conferências temáticas realizadas pela Secretaria”, conta.

Cabral enumerou os seguintes eixos: gestão descentralizada e participativa, planejamento e avaliação, desenvolvimento regional, desenvolvimento social, promover a diversidade e a acessibilidade, tradição e cultura do Rio Grande do Sul, os produtos, a competitividade, empreendedorismo e inovação, Rio Grande do Sul para os gaúchos, para os brasileiros e para o mundo e sustentabilidade.

O secretário-adjunto apresentou, também, o Sistema de Gestão de Turismo que será instituído em caráter permanente. “Seu objetivo é estimular o processo de gestão descentralizada, integrada e articulada do turismo no Estado, promovendo o envolvimento do poder público, de empresários, da sociedade civil e da academia para a formulação e a execução da política de turismo no RS”, revela.

By |2011-12-14T00:00:00-02:00dezembro 14th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Durante 1ª Conferência Estadual do Turismo, Tarso defende parceria com o Governo

About the Author: