Consulta Popular inicia nesta terça-feira

///Consulta Popular inicia nesta terça-feira

Consulta Popular inicia nesta terça-feira

WhatsApp Image 2017-07-31 at 11.37.59Ocorre nos dias 1º, 2 e 3 de agosto mais uma edição da Consulta Popular. Nesse ano, o Vale do Taquari irá receber R$1.822.857,14 que deverá ser dividido entre os três projetos mais votados. Cada eleitor poderá votar em apenas um projeto que considera relevante para a Região. Os três projetos mais votados receberão em torno de R$600.000 cada.

Conforme a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, a Consulta Popular é uma das formas de participação direta da sociedade, pois as regiões tem a oportunidade de decidir em quais projetos devem ser investidos os recursos.

“Nos últimos dois anos implementamos uma dinâmica que possibilitou o cumprimento de 100% dos projetos que foram votados. Só não recebemos recursos naqueles projetos que a região não cumpriu com os requisitos legais (por exemplo, as entidades que receberiam os recursos não conseguiram cumprir as exigências dos convênios). Isso não quer dizer que o histórico foi pago, temos sim passivos, nos quais, em torno de 40% dos projetos votados ao longo da história, não foram pagos, por dificuldades do Estado e dificuldades das nossas regiões. Mas, desde nossa alteração metodológica, ou seja, nos últimos dois anos, a votação ocorre em um ano e os investimentos no ano seguinte”, explica Cíntia.

Projetos que estarão em votação neste ano:
Desenvolvimento Rural: Construção da central de comercialização de produtos oriundos das agroindústrias do Vale do Taquari.

Desenvolvimento Rural: implantação de projetos de armazenamento de água e pequenos sistemas de irrigação em unidades da agricultura familiar e geração e uso de energia de fontes alternativas.

Desenvolvimento Rural: Programa de fomento às agroindústrias.

Agricultura: fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água.

Segurança Pública: adequar a estrutura dos órgãos de segurança do Vale do Taquari.

Saúde: equipamentos para a consolidação de leitos de UTI adulto no Hospital de Encantado.

Formas de votação:
– Pelo site www.consultapopular.rs.gov.br – votação das 7h do dia 1º/08 até às 23h59min do dia 03/08;

– Pelas urnas disponibilizadas pelo CODEVAT (aplicativo offline) – votação a partir das 7h do dia 1º/08 até às 23h59min do dia 02/08;

– Votação por SMS (gratuito): mandar um SMS para 29000 com a sequência RSVOTO#títulodeeleitor#nº do programa – votação das 7h do dia 1º/08 até às 23h59min do dia 03/08.

Projeto 01:
A AMTURVALES é parceira do APL na Consulta Popular desse ano de 2017 e juntas as entidades trabalham pela aprovação do projeto 01 “Desenvolvimento Rural: Construção da central de comercialização de produtos oriundos das agroindústrias do Vale do Taquari”.  A constituição de uma Central de Comercialização Coletiva (CCC) é uma iniciativa pioneira na região dos Vales, discutida há pelo menos três anos nos trabalhos da FATERCO, PARCEIROS e do APL AF VT.

Além de funcionar como uma vitrine para os produtos das agroindústrias familiares do Vale do Taquari, o local contará com um espaço para recepção dos clientes, especialmente de grupos turísticos, contendo material promocional sobre os principais pontos turísticos em seus diversos segmentos, para que o visitante possa escolher com liberdade seu roteiro. A partir desta proposta pretende-se ampliar a visibilidade dos produtos das agroindústrias familiares, com a inserção dos produtos em um nicho de mercado que permite agregar valor, por reconhecer as características específicas desses produtos, aproveitando para a divulgação dos eventos culturais e possibilidades de turismo e lazer que as cidades oferecem.

O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento de novos canais de comercialização para os produtos das agroindústrias familiares e o fortalecimento do turismo no Vale do Taquari através da estruturação de uma central de comercialização regional e coletiva e de um Centro de Atenção ao Turista, visando estimular o turismo rural e gastronômico na região do Vale do Taquari, servindo de referencial de boas vindas e acolhida aos turistas e visitantes, e também sirva de referencial de identidade cultural e hospitalidade sobre o que a região oferece, um cartão postal de acolhida e seriedade na prestação de serviços.

Texto: Ascom Amturvales

By |2017-07-31T14:00:20-03:00julho 31st, 2017|Sem categoria|Comentários desativados em Consulta Popular inicia nesta terça-feira

About the Author: