Conferência Estadual do Turismo lota centro de eventos da Fiergs, nesta quarta-feira

///Conferência Estadual do Turismo lota centro de eventos da Fiergs, nesta quarta-feira

Conferência Estadual do Turismo lota centro de eventos da Fiergs, nesta quarta-feira



Secretária destacou o crescimento do turismo no Estado este ano

Fotógrafo: George Cereça

O Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, ficou lotado, na manhã desta quarta-feira (14) para a abertura da 1ª Conferência Estadual do Turismo, que a partir das 14h30min terá a presença do governador Tarso Genro. Para a secretária de Turismo, Abgail Pereira, o plenário cheio é resultado da mobilização realizada ao longo dos três meses de conferências regionais. “Essa 1ª Conferência Estadual do Turismo é um marco. É a vitória do coletivo com o espírito democrático que permeou as propostas apresentadas nos encontros regionais”, afirma.

Segundo Abgail, o evento ocorre em um momento especial do setor. “Sublinho a relevância da época que estamos vivendo. Cresce a importância do turismo na nossa economia, uma vez que é cada vez maior a entrada de turistas oriundos, principalmente, do Chile, Argentina e Uruguai. Portanto, precisamos potencializar o fluxo terrestre de turistas que chegam pela fronteira e fazer com que o Estado não seja apenas um ponto de passagem, mas que eles permaneçam mais tempo aqui, pelo nosso desenvolvimento e acolhimento”, diz. A secretária ressaltou que a Conferência “vem para coroar todo o processo de debate em que foram levantados problemas, perspectivas, mas também imensas possibilidades para o desenvolvimento do setor no Estado”.

Além disso, a titular da Setur fez um rápido balanço das ações desenvolvidas até agora. “O governo encerra o ano com projetos de qualificação profissional de gestores públicos e privados, com assinatura de convênios junto ao Ministério do Turismo e com a reestruturação dos centros de informações turísticas na Fronteira e na Capital, entre outras tantas outras iniciativas”, destacou.

Para finalizar, a secretária citou a cronista Martha Medeiros: “O melhor lugar do mundo para se estar é dentro de um abraço. E essa é a nossa concepção. Temos de oferecer ao turista a sensação de estar nesse lugar, oferecendo a ele segurança, diversão e o afeto peculiar do nosso povo”.

Autoridades

Várias autoridades prestigiaram a abertura da 1ª Conferência Estadual do Turismo, como o secretário do Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. Já o presidente do Forum Nacional dos Secretarios Estaduais de Turismo, Domingos Leonelli, ressaltou que o Rio Grande do Sul “tem sorte de ter a Abgail como secretária por ser uma voz no Fornatur, reivindicando ações para o Estado”.

Flávio Dino, presidente da Embratur, destacou que “toda a conferência é uma vitória da democracia, do dialogo. E uma conferência de turismo no Rio Grande do Sul, Estado que deu grandes contribuições para o país, com certeza é um grande evento”.

A secretária do Turismo de Santa Maria, Norma Moesch, afirmou que “depois de quase uma década, rompe-se o silêncio do turismo no Rio Grande do Sul. Estamos sinalizados agora para uma política de turismo. Quero louvar essa iniciativa do governo estadual e minha admiração pela secretária Abgail, que transmite hoje o que pedimos há algum tempo: que gostaríamos de respeito. E estamos recebendo esse respeito do governo”.

Painel

No final da manhã, o espaço da Conferência foi ocupado pelo painel “Destino Rio Grande do Sul: identidade, consolidação e posicionamento estratégico”, onde Flávio Dino e Edgar Tomazzoni, professor da EACH/USP, apresentaram os desafios que o Estado precisa superar para se consolidar como um destino turístico nacional e internacional.

Entre os desafios apontados estão a competitividade e a interface turismo e os megaeventos. “É ilusória a ideia de que não haverá problemas na organização da Copa do Mundo, das Confederações e dos Jogos Olímpicos”, garantiu Dino. “Todas as nações do planeta tiveram problemas, mas cabe a cada um de nós fazer com que os problemas não sejam maiores do que as realizações”.

By |2011-12-14T00:00:00-02:00dezembro 14th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Conferência Estadual do Turismo lota centro de eventos da Fiergs, nesta quarta-feira

About the Author: