Comitiva da Turismate presente no Seminário de Valorização do Guia de Turismo do RS

///Comitiva da Turismate presente no Seminário de Valorização do Guia de Turismo do RS

Comitiva da Turismate presente no Seminário de Valorização do Guia de Turismo do RS

1443034733.3FSeguindo a agenda de divulgação da Turismate, a comitiva do evento, formada pelo Prefeito Olmir Rossi, a Secretária de Turismo Ariana Helena Maia Cettolin e as soberanas da festa, esteve presente no Seminário de Valorização do Guia de Turismo do RS – O Guia de Turismo x Avanços Tecnológicos. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado (Setel), ocorreu no dia 22 de setembro, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Com a participação exclusiva de guias registrados no Cadastur, do Ministério do Turismo (Mtur), o evento teve como objetivo manter o agente atualizado e ciente de sua importância dentro do setor. Um dos focos, também foi a relação do profissional com as novas tecnologias, que atualmente também são fonte de informação sobre os destinos, assim como a sensibilização para a realidade de que a reciclagem pessoal é necessária para a permanência no mercado de trabalho. Para Ariana, “o guia é responsável pelo viajante e pela divulgação das características dos destinos visitados, ele é peça primordial no desenvolvimento do setor”.

Valorização dos Guias

Segundo dados da Secretária Estadiual, o Rio Grande do Sul possui 883 guias cadastrados, que para exercer a profissão de forma legal tiveram 800h de cursos específicos e foram devidamente registrados no Cadastur através da Diretoria de Turismo da Setel. “O guia representa um dos momentos da verdade no atendimento do turista, carrega a alma do local e transmite conhecimento sobre os aspectos geográficos, históricos, culturais e dos equipamentos e serviços. Temos que elevar a auto-estima desse profissional, mostrando seu importante papel na qualificação e promoção do setor”, afirma o diretor de Turismo, Abdon Barretto Filho, presente no evento.

Para o secretário Juvir Costella, valorizar o turismo é trazer desenvolvimento para todo o Estado. “O impacto na economia e no desenvolvimento do Rio Grande do Sul coloca o turismo como alavanca para o crescimento. Ao reconhecer o valor do guia neste processo estamos agindo em um ponto que afetará todo o trade”, afirma Costella.

Cadastur

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo MTur em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos em diversas atividades. Também permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, e disponibiliza o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro.

Fonte: Ass. de Imprensa da Turismate

Foto: Divulgação

By |2015-09-25T12:22:38-03:00setembro 25th, 2015|Sem categoria|Comentários desativados em Comitiva da Turismate presente no Seminário de Valorização do Guia de Turismo do RS

About the Author: