Colinas embeleza ruas e praças para a Páscoa

///Colinas embeleza ruas e praças para a Páscoa

Colinas embeleza ruas e praças para a Páscoa

Não é somente no Natal que o município de Colinas ornamenta suas ruas e praças. Pela primeira vez, através de uma iniciativa da primeira-dama e secretária da Saúde e Assistência Social, Cristiane Keller, a “Cidade Jardim” utilizou da comemoração de Páscoa para decorar estes espaços.

Conforme Cristiane, a ideia surgiu de uma brincadeira. “Eu e o Gilberto (prefeito) estávamos conversando sobre utilizar coelhos e demais materiais para enfeitar o nosso município. Porém, a ideia foi levada adiante e virou realidade”, diz.

Nos pontos estratégicos estão instalados bicicletas, coelhos, cenouras, ovos de isopor, entre outros. Tudo feito artesanalmente por Cristiane. “Os coelhos e as cenouras são feitos de espuma, tecido e feltro. As 42 bicicletas espalhadas pela cidade foram doadas pela população, que teve participação especial na montagem da decoração. Todo este material, após as comemorações de Páscoa, será guardado para que no próximo ano Colinas seja novamente enfeitada”, fala a primeira-dama, ressaltando que os trabalhos de montagem foram realizados por ela e pela equipe de ajardinamento.

Outro atrativo promovido em comemoração a Páscoa, foi a distribuição, no último fim de semana, de doces para as crianças. O coelho fez a entrega pela cidade. Além disso, neste sábado, dia 7, acontece a “Caça ao Ninho”, uma programação para toda a família que ocorre das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Praça dos Pássaros.

Cristiane salienta que a intenção da Administração é que sejam criadas oficinas com os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para que a população possa confeccionar os artigos decorativos também para o Natal, data em que o município realiza o espetáculo Natal Luz e Vida e ganha destaque na ornamentação das ruas. “Queremos utilizar as bicicletas também no Natal, para dar um toque a mais na composição dos enfeites”, completa.

Decoração impulsiona o turismo

Além de embelezar a cidade, a decoração também gerou efeitos no setor turístico. Cristiane diz que nunca imaginou tantas visitas nesta época do ano. “Não esperávamos que viesse tanta gente para visitar a decoração. A nossa intenção era fazer algo diferente para a população local, com a ajuda dela, mas o trabalho ganhou uma imensa repercussão e atrai pessoas de outras cidades e regiões”, revela.

As decorações já foram vistas por inúmeros grupos turísticos, como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Santa Maria. Porém, turmas de outros estados também conferiram as belezas que Colinas oferece. Vinda de São Luiz do Maranhão, Edenir Silva dos Santos encantou-se com a decoração. “Não é a primeira vez que venho a Colinas, porém, todas as vezes, independente da data comemorativa, a decoração é inovada”. Casada com o estrelense Rafael Cristiano Tirp, ela impressionou-se com a beleza dos enfeites. “Achei tudo muito lindo. Os familiares de Rafael souberam da decoração e espalharam a notícias. Desta forma, não podia deixar de vir”, fala. Edenir passará 10 dias em visita ao Vale do Taquari na companhia de Rafael e sua família, naturais de Estrela, município vizinho a Colinas, e residentes da capital maranhense.

Para o prefeito Gilberto Keller, o principal objetivo em relação ao turismo é preparar o município para ganhar evidência. “A nossa ideia é preparar Colinas para tornar-se um ponto turístico como um todo. Estamos fazendo um trabalho consistente nesta área para projetar a cidade”, diz, falando que acredita muito no turismo. “Deve-se plantar as sementes no momento para colher os frutos no futuro. A partir daí saltaremos e muito na área turística”, encerra.

Outro beneficiado com turismo oriundo da ornamentação é o artesão e produtor rural, Nelson Goldmeier. Integrado à Associação de Artesãos e Produtores Coloniais de Colinas, ele define como uma ótima ideia a junção do embelezamento da cidade em prol do desenvolvimento do turismo. “Foi perfeita a ideia de utilizar as bicicletas que virariam sucata, sem serventia, para transformar os nossos jardins, praças e ruas. Esta ação decorativa gerou conseqüências positivas para o turismo, atraindo visitantes de inúmeras localidades e divulgando Colinas como um todo”, completa.

Goldmeier informa que a Associação permanece aberta de segunda a sexta-feira, inclusive na Sexta-Feira Santa das 14h30min às 18h e aos sábados das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 18h. No local, os visitantes encontram produtos coloniais, compotas, conservas e artesanatos.

Além de forma particular, as visitas ocorrem por meio do roteiro Delícias da Colônia, onde os turistas aproveitam a decoração de Colinas para visitar o município e as demais cidades integradas ao roteiro, que são Estrela e Imigrante.

Texto: Vitória Stürmer Bortoletti/Portal Região dos Vales

By |2012-04-02T00:00:00-03:00abril 2nd, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Colinas embeleza ruas e praças para a Páscoa

About the Author: