CEPD apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Encantado

///CEPD apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Encantado

CEPD apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Encantado



O Conselho Encantadense Pró-desenvolvimento (CEPD), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI-E) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizou nesta terça-feira, dia 28 de dezembro, um encontro de lideranças no Clube Comercial, para fazer o lançamento e apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Encantado.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Encantado começou a ser desenvolvido no final do ano de 2009, sendo iniciativa de 23 encantadenses. De julho a dezembro de 2010, o CEPD contou com o auxílio da Univates na assessoria deste trabalho.

O objetivo do Plano Estratégico é analisar as diversas situações do município, trazendo ações e projetos prioritários de apoio para os poderes municipais e de iniciativa privada, em prol do desenvolvimento do município de Encantado.

O coordenador do projeto, Nestor Bergamaschi, apresentou-o as autoridades, imprensa e comunidade presente no evento. Inicialmente, mostrou as vocações do município, buscando compreender as áreas que já existem e seus potenciais para o futuro. Destacou as principais atividades industriais, comerciais e agropecuárias, além das oportunidades e ameaças apresentadas ao município. Dentre as ameaças estão as vias de acesso e fluxo do pedágio, desativação do Câmpus da Univates e condições topográficas.

Em relação aos pontos positivos, na agricultura a bacia leiteira, suinocultura e avicultura ficaram em destaque no Vale do Taquari; na agroindústria, empresas fortes e produtos de boa qualidade; nos serviços, destacou-se os serviços de saúde e o Posto do SEBRAE; na infraestrutura, a disponibilidade de mão-de-obra feminina para ser treinada. Já, em relação aos pontos negativos, na agricultura encontra-se uma topografia inadequada, população rural pequena e idosa; na indústria, baixa qualificação para funções específicas; na infra-estrutura, falta de mão-de-obra qualificada e dificuldade na disponibilidade de energia elétrica.

As Ações Estratégicas Prioritárias destacadas no Plano de Desenvolvimento foram divididas nos seguintes eixos: a qualificação da Gestão Pública; o mapeamento do município; a formação e qualificação de mão-de-obra; energia e comunicação; infraestrutura viária; gestão de saúde; turismo; fortalecimento do agronegócio. As ações propostas são de elaboração de mapeamentos, novas áreas de expansão, qualificação de mão-de-obra, ampliação da distribuição de energia e comunicação, melhorias na estrutura dos alimentadores de energia, melhorias na RS 130 e reavaliação do contrato de concessão com pedágios. Dentre as ações estão também, a ampliação do bloco cirúrgico, formação do consórcio intermunicipal para implantação de UTI, mobilização dos municípios para ligação asfáltica com a Serra Gaúcha, incentivo a investimentos privados na área do turismo, estudo da viabilidade produtiva do agronegócio e atividades de ampliação da cadeia produtiva atual, entre outras.

Na ocasião, cada pessoa presente pode escolher três das ações estratégicas que julga ter maior prioridade para o município, contribuindo com o projeto. Foram apresentadas, também, as comissões formadas para tratar de cada eixo especificamente, dando maior atenção ao projeto.

O coordenador do CEPD, Nestor Bergamaschi, frisou que esta foi a apresentação, a primeira fase do projeto, no segundo momento as comissões deverão trabalhar nas ações, buscando estudos e projetos junto aos Poderes Executivos para a realização do Plano Estratégico de Desenvolvimento. Destacou, também, a importância da união de todos ao projeto. ?Precisamos da participação de todos, para possíveis ajustes e ações de implementação?, colocou.

A mesa foi composta pelo coordenador do CEPD, Nestor Bergamaschi; presidente da CDL, Airton Giordani; presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACIE), Marciano Fontana; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Gilberto Zanatta; prefeito de Encantado, Paulo Costi; presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Cláudio Roberto da Silva.

Texto/Foto: Renata Agostini / Portal Região dos Vales

By |2010-12-28T00:00:00-02:00dezembro 28th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em CEPD apresenta Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Encantado

About the Author: