Caminho dos Moinhos2019-08-09T14:10:53-03:00

Caminho dos Moinhos

O passeio mostra ao turista admiráveis registros da imigração italiana, do começo do século passado, por meio de habilidosas construções de madeira.

Localizada na região Alta do Vale do Taquari, o Caminho dos Moinhos contempla os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga.

Para as famílias colonizadoras, estes Moinhos significavam a conquista de uma vida autossustentável, com o pão e a massa como base culinária e econômica.

Novamente integrados ao dia-a-dia das comunidades, os Moinhos são raridades em processo de extinção. Obras que na região Alta do Vale, resistindo ao tempo, integram um dos maiores conjuntos arquitetônicos existentes no Sul do Brasil.

Venha conhecer um retrato da colonização italiana no Alto do Vale do Taquari!

MOINHO COLOGNESE – COMPLEXO ARQUITETÔNICO MUSEU DO PÃO

Moinho Colognese, construído em 1917, o Complexo Arquitetônico Museu do Pão. O conjunto conta, juntamente com o Moinho, com o Museu do Pão, a Escola de Panificação e a Bodega.

Saiba mais

MOINHO DALLÉ

Moinho com arquitetura colonial, funciona com sistema elétrico, mas mantém sua originalidade, comercializa a farinha de milho “La Mamma”, moída na pedra.

Saiba mais

MOINHO FACHINETTO

O Moinho Fachinetto é o destaque da Rota na cidade de Arvorezinha. No local, o turista conhece um Moinho com sua edificação e engrenagens recuperadas, que produz a farinha “Vó Gentília”.

Saiba mais

MOINHO CASTAMAN

O Moinho está aqui singelo, comovente em sua solidão artesanal. Poderoso em sua sabedoria milenar. Ele guarda a garra do imigrante, subindo e descendo as montanhas plantando e colhendo em suas encostas.

Saiba mais