Amturvales incentiva Teutônia a revitalizar a Rota Germânica

///Amturvales incentiva Teutônia a revitalizar a Rota Germânica

Amturvales incentiva Teutônia a revitalizar a Rota Germânica



Roteiro foi implantado em 2001. Intenção da Administração é reorganizar as atrações e atrair mais visitantes à cidade

Foto por Lucas Leandro Brune

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, e a turismóloga Lizeli Bergamaschi estiveram reunidos com a administração municipal de Teutônia na manhã desta quarta-feira, dia 28 de janeiro. Eles foram recebidos pelo prefeito Renato Airton Altmann; vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ariberto Magedanz; secretário de Indústria e Comércio, José Mirto Petter; e pelo subsecretário de Cultura, Orlando Dahmer. Além de comentarem sobre o turismo regional, também avaliaram a revitalização da Rota Germânica.

Fontana realiza roteiro de visita a todos os municípios da região para incrementar a formação de roteiros, com vistas à atração de visitantes. Para isso, salientou a importância de investimentos para o turismo receptivo, inclusive com visitação interna entre as diferentes microrregiões para que as pessoas da região conheçam o potencial do próprio Vale do Taquari. Para alavancar o turismo como negócio e com toda a infra-estrutura necessária, o presidente da Amturvales estima um investimento total de R$ 30 milhões.

Rafael Fontana também informou que a entidade regional recebeu recursos do governo do Estado, referentes à Consulta Popular de 2006, para a colocação de placas indicativas de roteiros turísticos. Como Teutônia possui a Rota Germânica, esta também será beneficiada com a divulgação. Os locais e os tamanhos das placas serão definidos em conjunto com o Município.

Rota Germânica será reorganizada

O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo, Ariberto Magedanz, informou que a atual administração incentivará a reorganização, revitalização e reativação da Rota Germânica. “Foi o primeiro roteiro turístico criado na região, mas que ficou sem investimentos nos últimos anos e agora temos que começar praticamente do zero”, salientou. Magedanz foi o secretário de Cultura e Turismo que implantou a rota em 2001.

O presidente da Amturvales, Rafael Fontana, se colocou à disposição para participar de reuniões com os empreendedores, com o objetivo de remotivá-los a apostar no turismo como um negócio rentável. “Turismo é algo que exige um trabalho constante e a região precisa investir pelo potencial disponível”, avalia.

Amturvales traça projeto a longo prazo

O mandato de Rafael Fontana como presidente da Amturvales encerra em março deste ano, quando ele repassará o cargo para o sucessor. “Também tenho empresa e, como este trabalho é voluntário, torna-se importante que outras pessoas contribuam para a região”, destaca. Apesar disso, Fontana acredita que é imprescindível formatar o turismo do Vale do Taquari com planos a longo prazo. Para isso, no dia 17 de março a Amturvales promoverá um Seminário Regional do Turismo, para mostrar o trabalho efetuado, os projetos para captar recursos federais e traçar um plano de desenvolvimento do setor para um período de quatro anos.

By |2009-01-29T00:00:00-02:00janeiro 29th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Amturvales incentiva Teutônia a revitalizar a Rota Germânica

About the Author: