Acervo Fotográfico de Hugo Peretti é entregue para o município

///Acervo Fotográfico de Hugo Peretti é entregue para o município

Acervo Fotográfico de Hugo Peretti é entregue para o município

No ano do centenário, Encantado é presenteado com uma obra magnífica: a digitalização de cerca de sete mil fotografias do período de 1933 a 1953 do fotógrafo Hugo Peretti. Este material foi entregue na noite da terça-feira (22), na Casa de Cultura Pedro José Lahude e está disponível em cinco computadores. A visitação ao acervo pode ser realizada a partir da segunda-feira, dia 28.

Através de suas fotografias, Hugo Peretti viu e registrou o crescimento de Encantado e da região. O acervo fotográfico digitalizado consiste na recuperação de negativos de chapas de vidro com emulsão de colódio e nitrato de prata, que foram guardados e preservados desde o início das atividades do Atelier.

O neto, Marcelo Peretti, foi o idealizador do projeto que levou em torno de um ano e meio para ser concluído. “Todos que passaram pelo Studio lembram de como ele arrumava as pessoas para ficarem bem na foto e também lembram da escadinha. É difícil encontrar alguma pessoa que viveu em Encantado e que não tenha uma foto nela. O meu avô se especializou na arte do retoque. Com paciência e precisão passava horas preenchendo as  fotografias a lápis até finalmente obter a imagem ideal. As pessoas vinham do interior para fazer apenas uma foto e guardar de lembrança”, relata o neto.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Deves, Peretti pode ser definido como um “perfeccionista na arte de fotografar”. Da mesma forma, o prefeito Paulo Costi conta que aguardava ansioso pelo projeto. “No ano do centenário era importante termos fatos que pudessem resgatar a história, por isso eu tinha muita curiosidade por este projeto. As fotos tiradas hoje são apenas olhadas, já as imagens de 40 a 50 anos atrás são admiradas”.

A Cooperativa Dália Alimentos foi a patrocinadora do projeto. Seu desenvolvimento também está representado nas imagens. “A Dália Alimentos apoia projetos que valorizam o bem estar da comunidade e este projeto teve similaridade com o que acreditamos. A história da Dália também está representada nestas fotografias. Nós reverenciamos o fotógrafo Hugo Peretti que contribuiu para a história de Encantado e da região”, destaca o Presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.

Saiba mais

Hugo Décio Peretti nasceu no dia 26 de abril de 1918. É filho de Heitor Alexandre Peretti e Almina Scarello Peretti. Dedicou-se a fotografia desde jovem, começando seu trabalho em 1933, com apenas alguns ensinamentos de seu pai. O fotógrafo sempre primou pela perfeição e produziu verdadeiras obras primas que proporcionaram a conquista de diversos prêmios e diplomas em exposições regionais.

O material está disponível na Casa de Cultura, que funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Nas sextas-feiras, está aberta das 7h30min às 13h. O atendimento a grupos, nos finais de semana e feriados, também poderá ser feito por agendamento antecipado de 48 horas.

O projeto foi organizado pela RV Procultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Encantado e contou com o patrocínio da Dália Alimentos. O projeto teve o financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura.

Foto: Elisangela Favaretto

By |2015-09-25T17:48:37-03:00setembro 25th, 2015|Sem categoria|Comentários desativados em Acervo Fotográfico de Hugo Peretti é entregue para o município

About the Author: