Fechar Pop up

FIQUE INFORMADO

Vale do Taquari: Os turistas estão chegando

Vale do Taquari - 27 de setembro marca o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo. A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT). No Vale do Taquari, a estrutura de Rotas e Roteiros bem estruturados faz com que seja possível comemorar o período. Graças à atuação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) foram conquistados significativos avanços nessa área. A entidade tem 15 anos de atuação. Elanasceu com o objetivo de coordenar as ações de turismo, além de promover o desenvolvimento com projetos de integração regional.

Atualmente, a Amturvales é presidida pelo empresário Ronaldo Zarpellon, que conta com o auxílio da diretoria e de seis funcionários, entre eles as turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa. Ao longo dos 15 anos, a associação teve a preocupação de participar de eventos, reuniões e de outras atividades, sempre com o objetivo de desenvolver a atividade turística de forma integrada entre os municípios.

Com o apoio da Amturvales, o Vale do Taquari conta com cinco roteiros turísticos formatados: a Rota das Gemas & Joias, a Rota Germânica, o Roteiro Turístico Delícias da Colônia, o Caminho dos Moinhos e a Rota da Erva-Mate, além de dois tours pelas cidades de Lajeado e Taquari. Em 2009, os roteiros atraíram quase 37 mil turistas que vieram de diferentes partes do Estado e país.

Objetivos

A Amturvales é responsável por coordenar as ações de turismo no Vale do Taquari e busca consolidar os toteiros turísticos existentes. Incentiva o desenvolvimento de projetos de integração regional e faz a representação nos organismos públicos.

A Amturvales também faz a função de prospectar e acompanhar investidores para a área do turismo e, ainda, agrupar o trade turístico regional, além de ser a porta-voz de toda essa cadeia produtiva.

A Amturvales considera po­sitiva a perspectiva para o Turismo no Vale do Taquari. A entidade prevê um fluxo ainda maior de visitantes para a região, fruto do trabalho de divulgação e a participação em feiras relacionadas ao turismo e, principalmente, pelos atrativos existentes, as paisagens naturais, a gastronomia e hospitalidade.

Outro projeto importante é a implantação do passeio de trem, na Ferrovia do Trigo, que irá contemplar vários municípios do Vale do Taquari. A região também está inserida no Grupo Gestor Regional dos assuntos relacionados à Copa 2014, com a expectativa de receber turistas do exterior que virão para assistir aos jogos das seleções.

Roteiros Turísticos

Roteiro Delícias da Colônia

Municípios: Estrela, Colinas e Imigrante

O Roteiro Delícias da Colônia oferece um tour pela cidade de Estrela com passagem pelos principais pontos históricos. Inclui visita à Cooperpedras, que industrializa e comercializa pedras preciosas. Tem a opção de visitar o Recanto do Avestruz, onde é possível observar a criação dessa ave, apreciar o artesanato e também degustar os produtos derivados do avestruz.

No Alambique Berwanger é oportunizado o acompanhamento do processo de destilação da cachaça,podendo-se vivenciar as instalações e o ambiente colonial, com degustação numa casa centenária em estilo enxaimel.

Para o almoço, o roteiro oferece restaurantes com cardápios variados. Já para a sobremesa, deliciosos chocolates produzidos de forma artesanal por Sirlei Chocolates. O grande diferencial e o atrativo dessa empresa estão na qualidade dos produtos e na originalidade das embalagens.

O roteiro segue por Colinas, conhecida como Cidade-Jardim, com parada na Casa do Artesanato e Produtos Coloniais, na antiga Estação Ferroviária. Com reserva prévia, os visitantes poderão saborear delicioso café da colônia e adquirir produtos coloniais.

No município de Imigrante, além de oferecer visita ao Cactário Horst, maior da América Latina, o roteiro proporciona uma visita ao Convento São Boaventura, construído na década de 1940, todo em pedra grés, acolhendo excursões e hospedando grupos de pessoas para reuniões, cursos e retiros, disponibilizando refeições e uma bela paisagem a todos que procuram paz e tranquilidade.

Contato para agendamento:

Tatiana S. Gärtner

Fone (51) 3754-1112; (51) 8122-0498

E-mail imitur@imitur.com.br

Site www.imitur.com.br

Rota da Erva-Mate

Municípios: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

A Rota da Erva-Mate contempla um conjunto de atrativos num raio de 60 quilômetros de distância. Nesse caminho, o turista irá presenciar paisagens inesquecíveis. Tudo isso aliado à hospitalidade e chimarrão.

A Rota da Erva-Mate é um produto turístico que tem como objetivo valorizar os patrimônios culturais e naturais de dez municípios da Região Turística do Vale do Taquari. A principal temática é a erva-mate, um dos principais símbolos culturais do Rio Grande do Sul.

O roteiro também valoriza e integra outras manifestações culturais. O destaque é para a cultura italiana, por meio da gastronomia, arquitetura, elementos religiosos, as festas típicas e as agroindústrias.

O patrimônio natural da região complementa as atrações oferecendo belas e inusitadas paisagens entre vales, montanhas, grutas, cascatas, rios e áreas de mata nativa preservadas.

Informações:

Site www.rotadaervamate.com.br

E-mail contato@rotadaervamate.com.br

Fone (51) 3751-3777

Agência Receptiva

Contato para agendamento - Imitur Viagens e Turismo

Fones (51) 3754.1112; (51) 8122-0498

Site www.imitur.com.br

E-mail imitur@imitur.com.br

Rota Germânica

Municípios: Teutônia e Westfália

A Rota Germânica, conhecida por seus 16 pontos turísticos, os quais permitem ao turista conhecer a cultura germânica por meio das tradições que ainda hoje são cultivadas, como a confecção do sapato de pau, símbolo do município.

O acervo turístico desse roteiro é farto por oferecer empreendimentos variados que produzem cogumelos, artigos de decoração e joias em pedras, cachaça e licor, produtos agroecológicos, essências naturais e artesanatos variados.

Fazem parte da Rota Germânica o Centro Administrativo, o Museu Henrique Uebel, a Lagoa da Harmonia, Antick Haus Bergmann, Sítio Soll Cogumello, Engenho Quatro Ventos, Artesanato Sapato de Pau, Pesque e Pague, Complexo Turístico do Colégio Teutônia-Teutobrick, Bella Lu­na Aromas, Artesanato e Floricultura Musskopf, Restaurante Matinho, Vividiana Pedras, Harmonia das Rosas. Além desses, fazem parte, na cidade de Westfália, o prédio da prefeitura, a Igreja Evangélica Sião e o Paraíso Paissandu.

Informações:

Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Teutônia

Fone (51) 3762-1263

E-mail cultura1@teutonia.com.br

Contato para agendamento:

Terramar Viagens e Turismo

Fone (51) 3762-3390

E-mail terramar@certelnet.com.br

Rota Caminho dos Moinhos

Municípios: Ilópolis (Moinho Colognese), Arvorezinha (Moinho Castaman e Moinho Fachinetto), Putinga (Moinho Marca) e Anta Gorda (Moinho Dallé e Moinho Vicenzi)

Dentre as inúmeras belezas naturais do Alto do Vale do Taquari encontram-se os moinhos. Edificações que resistiram ao tempo guardando consigo histórias e lembranças de um povo. A Rota Caminho dos Moinhos tem patrimônio que representa a memória de um povo, sua história econômica, social e tecnológica. Tem também o repertório de crenças, ditos e pequenas histórias, os quais constituem parte do imaginário popular.

Os moinhos tradicionais integrados ao dia a dia das comunidades ganham novo fôlego e assumem novos papéis. A professora e ambientalista Judith Cortesão, no ano de 1998, foi quem primeiro apelou para a urgência da restauração, pesquisa e divulgação dos moinhos coloniais. Já voltaram a funcionar alguns deles, como o Vicenzi, situado ao lado de uma magnífica cachoeira. No coração do caminho, em Ilópolis, está em atividade, desde 2008, o conjunto do Museu do Pão, compreendendo o Moinho Colognese, a Oficina de Panificação e o museu.

O roteiro turístico e cultural dos moinhos leva o visitante a uma região de belíssimas paisagens constituídas de vales e montanhas.

Informações:

Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari

www.caminhodosmoinhos.com.br

Fone (51) 3774-1537; (51) 3774-1304

Roteiro Taquari Açoriana

Município: Taquari

O Roteiro Taquari Açoriana na História proporciona ao visitante um mergulho na história do município de Taquari e do Rio Grande do Sul por meio de um agradável passeio por essa cidade de colonização açoriana. O guia relata fatos marcantes da história e da cultura local, desde a chegada dos primeiros povoadores açorianos em 1760, a contribuição dos imigrantes alemães, que chegaram depois, até os fatos de hoje.

As personalidades marcantes, a religiosidade, o artesanato, os sabores, a musicalidade e a hospitalidade estão presentes na cultura herdada dos imigrantes.

Fazem parte do roteiro os seguintes atrativos: o Santuário Assunção, a Igreja Matriz, o jornal O Taquaryense, a Lagoa Armênia, a Casa Costa e Silva, a Casa do Artesão, além do almoço ou café colonial com agendamento prévio.

Informações:

TKTUR Viagens e Turismo

Fone (51) 3653-7176; (51) 8419-6313

Contato Oladio Luiz Pereira

Site www.tktur.com

E-mail oladio@tknet.com.br ou oladiopereira@gmail.com

Rota das Gemas & Joias

Municípios: Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Soledade, Guaporé, Frederico Westphalen, Iraí e Ametista do Sul.

O Rio Grande do Sul é privilegiado pelas potencialidades turísticas naturais. A Rota das Gemas & Joias busca ressaltar essas belezas, associando-as à iniciativa e à criatividade humana, colocando no mercado turístico um destino diferenciado, voltado ao segmento das pedras preciosas, agregadas aos aspectos culturais e gastronômicos.

Essa rota reúne e valoriza o que há de melhor em cada uma das cidades. Na rota, o visitante tem oportunidade de acompanhar toda a cadeia de produção das pedras preciosas, desde a localização da mina, passando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final na forma de joias e artesanato em pedra.

Informações:

Site www.rotadasgemasejoias.com.br

E-mail contato@rotadasgemasejoias.com.br

Fone (51) 3751-3777; (51) 9707-7972

Agência Receptiva

Contato para agendamento - Imitur Viagens e Turismo

Fones (51) 3754-1112; (51) 8122-0498

Site www.imitur.com.br

E-mail imitur@imitur.com.br

Tour Lajeado

Município: Lajeado

O roteiro é realizado a bordo do Cedelinho - um ônibus de dois andares adaptado sobre carroceria, possibilitando um olhar privilegiado dos atrativos. Nesse tour são visitados oito pontos turísticos. O Tour Lajeado tem início em frente da Casa de Cultura, em seguida contempla visita à Igreja Santo Inácio de Loyolla e segue até a Rua Osvaldo Aranha, às margens do Rio Taquari. Depois o passeio continua até o Parque Professor Theobaldo Dick e à Torre da Igreja Evangélica. O roteiro passa pelo Parque do Engenho, considerado pelos historiadores o local de origem da cidade. O atrativo seguinte é o Jardim Botânico, e para finalizar, a última parada é no Parque Histórico de Lajeado.

De sexta-feira a domingo, das 17h às 22h, os visitantes do Parque Histórico podem apreciar um delicioso café colonial oferecido no Kaffee Haus.

Informações Turísticas

Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado

Fone (51) 3982-1081; (51)3982-1305

E-mail turismo@lajeado-rs.com.br, cultura@lajeado-rs.com.br

Deolí Gräff

deoli@informativo.com.br

Colaboraram: Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa

Embora não utilizemos cookies próprios, nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao prosseguir navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Recomendamos que se informe sobre os cookies de terceiros.

Leia nossa política de privacidade.