Um grupo de professores da graduação em Turismo e Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul - UCS - esteve reunido em Santa Clara do Sul no dia 27 de julho, sexta-feira passada, com os prefeitos e representantes do CIPAE G8. O encontro tinha como objetivo apresentar os municípios do G8 e suas potencialidades turísticas visando uma possível parceria com a universidade.
Segundo a turismóloga do Consórcio, Diuly Cristina Mähler, a proposta da parceria partiu da UCS após um contato com o coordenador da graduação em Turismo, Michel Bregolin, que também é consultor na área.
No início do mês de julho, a turismóloga juntamente com o secretário executivo, Maico Berghahn, e o presidente em exercício do G8, prefeito Paulo Cezar Kolhrausch, estiveram em Caxias do Sul para uma primeira conversa com os professores, oportunidade em que foi agendada a visita a Santa Clara.
Na reunião de sexta, a turismóloga apresentou o levantamento do projeto "Trilhas e Memórias", que prevê a criação de roteiro turístico entre os municípios consorciados, identificando locais em que se poderia desenvolver o turismo, além de algumas ações que foram realizadas nesse primeiro ano de trabalho do projeto, como apoio a iniciativas escolares e privadas voltadas ao turismo, busca de orçamentos para cursos na área entre outras.
Após a apresentação, os visitantes puderam conferir uma exposição fotográfica que foi montada para mostrar alguns dos atrativos do G8 e foram conduzidos a um quiosque particular no alto da cidade, local em que puderam contemplar a vista e almoçar. Em seguida, o grupo visitou uma estufa de flores e partiu para Forquetinha, onde puderam conhecer os prédios públicos em estilo enxaimel e o parque temático e de exposições Christoph Bauer.
Agora o CIPAE G8 aguarda para os próximos dias o envio de uma proposta da UCS.
Legenda foto: Grupo da UCS visitou Santa Clara e Forquetinha
Créditos: Divulgação