A 5ª edição da Santa Flor + SF Summit transformou a localidade de Picada Santa Clara, em Santa Clara do Sul, em um centro de discussões. O objetivo foi trazer alternativas inovadoras e apresentar os potenciais de desenvolvimento econômico para empreendedores do Turismo do Vale do Taquari. O SF Summit com foco em turismo aconteceu na sexta-feira dia 13 de outubro.
Para o prefeito do município de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, o turismo não se faz sozinho, é preciso parcerias e cidadãos qualificados. “Prefeito ou prefeitura não faz turismo. Nós podemos trabalhar no estímulo, na infraestrutura, deixar a cidade mais bonita, limpa e preparada para receber os turistas, mas quem faz turismo são vocês empreendedores que acreditam no setor, que por meio de parcerias geram resultados positivos. Não adianta o prefeito ficar discursando sobre turismo se não tem pessoas qualificadas e comprometidas na sua cidade e que façam acontecer”, frisa.
Fazendo parte da programação, empreendedores locais explanaram sobre a história de seus empreendimentos; Daniel Henrique Stroher, da vinícola San Castello, Silvia dos Santos, da Vila Jena, Suzanqueli Both Schwertner, do Recanto 3 Arroios e Bárbara Catarina Thomas Scherner Machado, da Casa Thomas.
Segundo Suzanqueli o Recanto 3 Arroios surgiu após o falecimento da mãe. ‘Depois que minha mãe faleceu, como de costume comecei a me desfazer de coisas que eram dela. Algumas coisas guardei de lembranças e outras fui jogando fora, quando me deparei com um calendário, emoldurado. Como era um calendário antigo, pensei em jogá-lo no lixo, quando fui fazer isso tive uma surpresa; na parte de trás deste calendário havia um desenho feito pela minha mãe de um recanto de nome “Recanto Suzanqueli” e foi aí que resolvemos abrir o empreendimento, porém com o nome Recanto três Arroios, local onde se encontram três arroios”, contou emocionando a todos.
Para o painelista do evento e consultor de planejamento do Sebrae Rs, Diego Zenkner, a oportunidade também foi de mostrar aos participantes o Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul, entender o mercado e definir o público alvo para obter maiores resultados. “Dentro desse mapa há muitas informações que vocês podem e devem usar nos seus empreendimentos, afinal é uma ferramenta facilitadora nesse processo onde muitos estão começando agora eu não sabem como se posicionar”, explicou.
Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, Charles Rossner, conhecer o público que o empreendimento quer atingir é algo muito importante. “Um público bem definido juntamente com estratégias e pesquisas de mercado para entender como alcançar esse grupo, geram resultados positivos para todos os empreendimentos. Por isso a importância do Mapa apresentado pelo Diego, nesse processo”, frisou.
Na ocasião, o consultor de marketing digital especializado em turismo, Thiago Akira, destacou a importância do uso da inteligência artificial nos negócios. “ Ela não vai substituir os profissionais, mas um empreendedor precisa adotá-la para resolver problemas e colaborar com isights”, avaliou.
Participaram também do evento a diretora de turismo da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Claudia Mara, e o presidente da Ugart/Rs Paulo Artur Chagas de Queiroz. Fazendo parte da programação, durante a tarde ainda foram visitados os empreendimentos conhecendo mais os seus espaços e histórias.
Foto: Jéssica Koch
Paulo Artur, Paulo Cesar, Claudia Mara e Charles Rossner
Jéssica Koch - Assessora de Comunicação