O Roteiro Turístico Encantado mostra o que existe de mais bonito do município colonizado por imigrantes italianos. O passeio incluiu uma forte carga de cultura e religiosidade que vem de berço. Nesta incursão, os turistas são levados a conhecer as coisas simples da cidade que cultiva a hospitalidade e a alegria.
O roteiro inicia em um alambique, na Cachaçaria Água da Pipa. Uma bebericada é o suficiente para contagiar-se com o clima de alegria e da fala fácil dos italianos. Estamos no alto do morro, onde está a Lagoa da Garibaldi, em meio a natureza, como se estivéssemos na Itália. Aqui as pessoas misturam o dialeto Vêneto com o português, uma forma única para se comunicar no dia a dia.
Na Vinícola Casa Rica a degustação do bom vinho de adega com o autentico sabor caseiro. De volta a cidade, no Armazen Art, encontramos a saborosa culinária italiana dos salames, queijos e de tantos outros produtos que agradam o olhar e especialmente o paladar.
A parada na Igreja Matriz São Pedro é muito mais do que visitar um templo, é se entregar a espiritualidade daréplica do Santo Sudário em exposição em uma ala no interior da igreja. A peça,trazida em 2005, é cópia fiel ao original que está em Turim, na Itália.O local é propício para a meditação e a contemplação.
O roteiro segue para o Memorial Gino Ferri. Os turistas são recebidos pelo autor da obra, o historiador Genuíno Ferri, com quem podem conversar e conhecer a história da cidade.
Na última etapa do passeio, os visitantes entram no pátio do frigorífico de suínos para conhecer o Parque Dália da Cosuel para saborear a trajetória de uma das cooperativas bem sucedidas no Estado.
Ao longo do trajeto há paradas para ver e conhecer o artesanato típico, na Casa do Artesão na Praça da Bandeira e na casa MarciArtes para fazer compras e levar lembranças, o que não pode faltar em um roteiro turístico.
A coordenação é em parceria entre a Associação dos Municípios de Turismo da região dos Vales (Amturvales) e a Secretaria Municipal da Juventude Desporto e Turismo. As responsáveis pela formatação, as turismólogasLizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa destacam que os atrativos são de encher os olhos com as belezas naturais, culturais e históricas. "Os turistas vão se encantar com a simplicidade de nossa gente, a riqueza de conteúdo da história e render-se a espiritualidade caracterizada no Santo Sudário", afirmam Lizeli e Samanta.
Para a secretária de Juventude Desporto e Turismo Angélica Schroeder, o roteiro é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem Encantado. Ela salienta a boa infraestrutura e o bom atendimento proporcionado pelas turismólogas, como diferenciais.
Em clima de Suinofest
No período de 10 a 19 de junho a cidade de Encantado vai promover a 10ª Suinofest- uma festa que evidencia a gastronomia a base de carne suína, seus derivados e complementos. Para este evento Lizeli Bergamaschi e Samanta Chiesa prepararam roteiros especiais com diferentes opções e todos terminando no salão da gastronomia da feira, no Parque Municipal João Batista Marchesi. "Nós adaptamos o roteiro de acordo com o interesse do grupo", observam as turismólogas. Elas enfatizam que para o período da Suinofest os passeios serão mais curtos para as pessoas poderem aproveitar bem o melhor da festa, a gastronomia.
Reserva do passeio
Informações pelos fones: (51) 3751-3777, (51) 9707.8091 ou 9707.7972.
E-mail secretaria@amturvales.com.br ou no site www.amturvales.com.br
Deolí Gräff- deoli@informativo.com.br
Legenda
O Santo Sudário é um pano de linho, que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação, antes de ser sepultado. Mede 4,36 metros de comprimento por 1,10 metro de largura. O original está guardado em Turim/Itália. Na igreja matriz de Encantado tem uma réplica do mesmo tamanho ao original e que é venerado pelos cristãos
Foto Deolí Gräff