O Vale do Taquari, especialmente nos últimos anos, tem se estruturado para atrair visitantes e tornar o turismo uma vocação na região. Nesta quinta-feira (19.01), o Workshop Vendendo Meu Destino, que ocorreu na prefeitura de Encantado, reuniu mais de cem empreendedores que pretendem definir o posicionamento comercial dos seus negócios. Para os organizadores do evento, o Vale tem potencial e infraestrutura. O próximo passo é vender, para o Estado e para o Brasil, tudo o que é oferecido aqui.
O workshop foi promovido pelo Sebrae RS, Governo do Estado do RS e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, saudou os empreendedores. “Vocês são os atores principais, vocês que fazem o turismo no Vale do Taquari acontecer”, salientou.
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, também cumprimentou os presentes e evidenciou a importância do setor: “Turismo não se faz só com uma cidade ou só com um monumento. Em Encantado, criamos uma Secretaria de Turismo e Desenvolvimento porque entendemos que turismo não é só festa, ele tem que trazer retorno”. A diretora geral da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Claudia Mara, presente ao evento, compartilhou a ideia de as regiões se unirem para manter os visitantes por mais dias no Estado. “Precisamos aprender a vender nossos destinos, ainda não está se fazendo a venda casada. Por que o Vale não se une à região da Serra, por exemplo?”, questionou.
Mapa de Comportamento do Turista
No ano passado, o Governo do Estado, por meio do Sebrae, organizou o Mapa de Comportamento do Turista no Rio Grande do Sul. Conforme o vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner, este mapa buscou entender quais são as motivações de viagens quando alguém pensa em viajar. "Percebemos que as pessoas vêm para o Vale especialmente em busca de três tipos de turismo: de espiritualidade, de aventura e gastronômico. Então, esta é a nossa vocação enquanto destino e precisamos oferecer isso aos turistas”.
A ministrante do Workshop, Gabrielle Signor, que tem mais de dez anos de experiência como gerente comercial e de produtos de um dos principais grupos de turismo da Serra Gaúcha, reforçou a importância de a região conseguir atender muito bem a estes três perfis de turismo na região. Mais do que isso, ela observou a necessidade do Vale se mostrar em nível estadual e nacional. “Aqui, a base está pronta, existe potencial, muitos estabelecimentos estão surgindo, mas, tão importante quanto ter estrutura é saber se vender. É um trabalho comercial de ir para as operadoras, agências, consolidar informações, ter um bom material de divulgação. Acredito que este é o desafio e deve ser o grande foco da região”, afirmou Gabrielle.