Fechar Pop up

FIQUE INFORMADO

Região tem estrutura turística, mas ainda precisa se vender como destino

O Vale do Taquari, especialmente nos últimos anos, tem se estruturado para atrair visitantes e tornar o turismo uma vocação na região. Nesta quinta-feira (19.01), o Workshop Vendendo Meu Destino, que ocorreu na prefeitura de Encantado, reuniu mais de cem empreendedores que pretendem definir o posicionamento comercial dos seus negócios. Para os organizadores do evento, o Vale tem potencial e infraestrutura. O próximo passo é vender, para o Estado e para o Brasil, tudo o que é oferecido aqui.

 

O workshop foi promovido pelo Sebrae RS, Governo do Estado do RS e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, saudou os empreendedores. “Vocês são os atores principais, vocês que fazem o turismo no Vale do Taquari acontecer”, salientou.
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, também cumprimentou os presentes e evidenciou a importância do setor: “Turismo não se faz só com uma cidade ou só com um monumento. Em Encantado, criamos uma Secretaria de Turismo e Desenvolvimento porque entendemos que turismo não é só festa, ele tem que trazer retorno”. A diretora geral da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Claudia Mara, presente ao evento, compartilhou a ideia de as regiões se unirem para manter os visitantes por mais dias no Estado. “Precisamos aprender a vender nossos destinos, ainda não está se fazendo a venda casada. Por que o Vale não se une à região da Serra, por exemplo?”, questionou.

 

Mapa de Comportamento do Turista


No ano passado, o Governo do Estado, por meio do Sebrae, organizou o Mapa de Comportamento do Turista no Rio Grande do Sul. Conforme o vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner, este mapa buscou entender quais são as motivações de viagens quando alguém pensa em viajar. "Percebemos que as pessoas vêm para o Vale especialmente em busca de três tipos de turismo: de espiritualidade, de aventura e gastronômico. Então, esta é a nossa vocação enquanto destino e precisamos oferecer isso aos turistas”.


A ministrante do Workshop, Gabrielle Signor, que tem mais de dez anos de experiência como gerente comercial e de produtos de um dos principais grupos de turismo da Serra Gaúcha, reforçou a importância de a região conseguir atender muito bem a estes três perfis de turismo na região. Mais do que isso, ela observou a necessidade do Vale se mostrar em nível estadual e nacional. “Aqui, a base está pronta, existe potencial, muitos estabelecimentos estão surgindo, mas, tão importante quanto ter estrutura é saber se vender. É um trabalho comercial de ir para as operadoras, agências, consolidar informações, ter um bom material de divulgação. Acredito que este é o desafio e deve ser o grande foco da região”, afirmou Gabrielle.

Embora não utilizemos cookies próprios, nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao prosseguir navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Recomendamos que se informe sobre os cookies de terceiros.

Leia nossa política de privacidade.