O corte nas verbas deve ocorrer porque não foi aprovada a prorrogação da CPMF, o que fez com que o governo federal retirasse a peça orçamentária. O presidente da Amturvales, Rafael Fontana observou que o plano elaborado pela entidade possui 43 demandas. Na sua opinião, para complementá-lo e evitar a perda de recursos deve haver a apresentação de emendas individuais por parte dos deputados e a busca de recursos em outros ministérios - como o das Cidades, onde estão alocados R$ 18,7 milhões do programa Pró-Município - e não apenas no do Turismo. Como nessa iniciativa da Amturvales nem todas as cidades foram contempladas, ressalta que essa é uma construção que deve ser permanente. "Assim como foi esse, a região pode buscar recursos em outros setores, pois quando há projetos regionais, significa que atingimos maturidade para isso", complementou Keller.
Já o representante da Setur frisou que o Estado está em "franca expansão" no setor turístico e que essa é uma atividade que mexe com a economia das comunidades.
A assembléia foi realizada na escola Padre Alfredo Antonelli, no Distrito de Itapuca. Antes disso os prefeitos e primeiras-damas fizeram uma visita à gruta Nossa Senhora de Lourdes, considerada a maior da América Latina, e participaram de um almoço nesse mesmo local.Fonte: Jornal O Informativo por Paulo Ricardo Schneider.