Fechar Pop up

FIQUE INFORMADO

Região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, é destino piloto do projeto Economia da Experiência

Conta a lenda que em uma serra, ao extremo sul do Brasil, os deuses do vinho escondem surpresas inesquecíveis. Essa é a Região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, destino piloto do projeto Economia da Experiência.

Hoje, o turista que visita a região de forte tradição européia, encanta-se com o ambiente aconchegante, temperado por aromas e sabores únicos e com a hospitalidade típica do povo gaúcho.

Por meio do Economia da Experiência, empreendedores locais serão capacitados para valorizarem a cultura, o artesanato, a história, tudo que é único e remete a algo original na formatação de roteiros.

Assim, mais que contemplar, o turista poderá vivenciar experiências e emoções únicas. Além da Região da Uva e Vinho, os destinos Petrópolis (RJ), Belém (PA), Costa do Descobrimento (BA) e Bonito (MS) também já estão preparados para oferecer aos turistas atividades diferenciadas.

A Região Uva e Vinho é um convite para viajar por casas antigas, restaurantes temáticos, vinícolas, onde o turista poderá participar da colheita da uva e degustar um bom vinho às cegas para aguçar o paladar: atividades que são um brinde à natureza e à tradição gaúcha.

Para Douglas Guimarães, da agência Opzionne, em Bento Gonçalves (RS), o projeto contribui para a diversificação da oferta turística local. "Nossos roteiros já estavam um pouco saturados. O projeto, que é totalmente diferenciado, ajudou a responder às novas demandas dos turistas, com a criação de novos produtos", ressalta.

Guimarães conta que o Tour de Experiências, como propõe a marca do projeto, já começa na chegada ao aeroporto. "O cliente é recebido em um veículo com serviço de bordo com espumante e chocolate. E no carro, que é aromatizado, há uma seleção especial de músicas para envolver o turista na magia de chegar à Serra Gaúcha".

Além disso, o turista poderá visitar a casa de uma família e vivenciar a experiência de fazer uma Colombina. "O turista amassa, coloca no fogo e depois leva o pão para casa", explica.

Ao falar sobre a demanda pelo serviço diferenciado, Guimarães afirma que a procura está aumentando. "Eu percebo que o turista que procura esse tour já visitou pelo menos uma vez a região. Ele percorreu as rotas tradicionais e quer descobrir novas atividades, além de se envolver com cada local visitado", conclui.

O Economia da Experiência é desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Sebrae Nacional e sob gestão do IMB.

Fonte: Ministério do Turismo

Foto: Divulgação

Embora não utilizemos cookies próprios, nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao prosseguir navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Recomendamos que se informe sobre os cookies de terceiros.

Leia nossa política de privacidade.