Presidente da Amturvales evidencia trabalhos para retomada do Trem dos Vales
Atrativo é um dos indutores do turismo na região
Neste sábado, 09 de novembro, o programa Jornal do Almoço, da RBS TV, foi realizado diretamente da Avenida do Turismo, na 23ª Expovale e 13ª Construmóbil 2024. Voltado principalmente para o turismo, o noticiário evidenciou a gastronomia, a história, a cultura e os pontos turísticos da nossa região.
Cristina Ranzolin, âncora do programa, afirmou que este é um marco para a retomada do turismo no Vale do Taquari, depois de enfrentar a maior enchente dos últimos tempos. “É muito emocionante estar aqui, depois de ter mostrado aquele drama das enchentes. Hoje, celebramos que a região está conseguindo dar a volta por cima. Como é bom mostrar essa reconstrução do Vale”, disse.
Alguns pontos turísticos da região fizeram parte da pauta do J A, como o Recanto Três Arroios de Santa Clara do Sul, o Cristo Protetor e o Belvedere de Encantado, o Jardim Botânico de Lajeado, o Perau do Facão de Arvorezinha, assim como o Trem dos Vales, entre Muçum e Guaporé.
Para o presidente da Amturvales, Charles Rossner, o Trem dos Vales foi responsável por movimentar um grande fluxo financeiro na região em 2023. “No ano de 2023 a temporada do Trem dos Vales arrecadou, sem considerar o valor do bilhete, apenas o que foi movimentado pelo turista na região, na casa de R$50 milhões de reais em hotéis, pousadas e restaurantes”, afirmou.
Em 2024, em razão da grande catástrofe causada pela enchente de maio, a temporada do Trem dos Vales foi cancelada. “Sofremos o impacto do Trem dos Vales com a temporada cancelada, mas seguimos trabalhando para que a temporada seja restabelecida o mais breve possível. Cristo Protetor e o Trem dos Vales, são os nossos grandes indutores da região”, finaliza Rossner.
Jéssica Koch - Assessora de Comunicação
Fotos: Jéssica Koch
Legenda: Jornal do Almoço especial retomada do turismo e reconstrução do Vale do Taquari