Situado junto à Casa de Cultura, na rua Borges de Medeiros, n° 285 desde 1999, o museu conserva objetos de arte, fotografias e textos referentes a atividades folclóricas do estado, artesanato, mobiliário, equipamentos, gravuras, indumentárias típicas gaúchas, objetos pessoais de colonizadores do Vale do Taquari e parte dos móveis de suas residências, vindos da Itália e Alemanha, bem como, documentos relativos à história cultural de Lajeado.
Dentre as peças mais curiosas, está um capacete de origem italiana. Doado por Arlindo Thomazi, a armadura foi utilizada por seu pai, Ricardo Thomazi, durante a 1ª Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Outro destaque é a cadeira de barbeiro usada na década de 15. Na época, tais profissionais consideravam-se cirurgiões, por este motivo, o móvel era igualmente utilizado para o trabalho de dentista. Um berço de 1903 também tem grande relevância, pois pertenceu ao político que emprestou o nome ao museu, Bruno Born.
O museu é mantido por doações. Os interessados em ampliar o acervo, devem fazer um cadastro no local, para que posteriormente seja realizada a verificação do objeto, na residência do proprietário. Anualmente, cerca de sete mil pessoas visitam o espaço, que é aberto à visitação de segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e caso necessário, aos finais de semana. Grupos escolares ou particulares devem agendar um horário, através do telefone 3982-1081.
Fonte: Ass. de Imprensa Prefeitura de Lajeado
Foto: Carolina Chaves