Idealizado pela turismóloga Angelica Diefenthaler, o projeto Turista por um dia foi desenvolvido no município de Sério, de agosto à novembro deste ano, em encontros quinzenais com os alunos do 5º Ano da EMEF Adélia Corbellini. A partir de relatos de viagens, os alunos identificaram as principais motivações e agentes envolvidos no turismo. Além de estudar o tema, foi oportunizado um bate-papo com profissionais da área, como a guia de turismo Valquíria Carloto e a agente de turismo, Mônica Regina Moraes, da Motiva Viagens, ambas de Venâncio Aires.
A turma também recebeu a visita do proprietário do Recanto dos Lagos, Paulinho Aroldi, representando os meios de hospedagem, e Wendell Zanatta, condutor local e responsável pelo setor do turismo na Prefeitura de Sério. Para trabalhar a operacionalização do turismo, os alunos criaram empresas fictícias: a SER Turismo e Viagens, a Boa Viagem Transportes Turísticos, o Hotel Recanto Verde e o Restaurante Cantinho Verde, além de assumirem as funções de guia e condutores locais de turismo.
De uma forma lúdica, os alunos protagonizam todo o processo em sala de aula, desde a intenção de viajar ao primeiro contato com uma agência de turismo, e a partir de uma solicitação de roteiro personalizado, todas as providências da agência para oferecer um passeio que atenda a demandas do visitante. A ideia de usar a simulação de contatos telefônicos entre os agentes turísticos foi a alternativa usada pela turismóloga na busca de engajamento dos estudantes e estímulo ao aprendizado. A metodologia da experimentação, baseada no aprender fazendo, oportunizou desenvolver diversas habilidades, dentro e fora da sala de aula.
Para o prefeito municipal, Sidnei Moisés de Freitas, o projeto tem sido positivo e importante tanto para o alunos quanto para o município. “ o projeto turista por um dia faz parte do desenvolvimento das próprias crianças e jovens que estão participando, além de contribuir para o desenvolvimento turístico do município mostrando para eles a importância e a valorização que temos que dar para o nosso lugar”, comenta Freitas.
Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, os alunos irão colocar os estudos em prática, quando, de fato, assumem o protagonismo de suas funções. Um tour com guiamento dos alunos está sendo programado pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo e após, um coquetel na escola com envolvidos, imprensa e convidados. O projeto é uma parceria entre municípios associados e a Associação dos Municípios em Turismo da Região dos Vales, Amturvales.
Assessoria de comunicação - Amturvales
Fotos: divulgação
Legenda: Alunos participam de projeto “Turista por um dia”.