Evento contou com a presença da Coordenadora de Regionalização do Estado, Cristiane Silva.
Na tarde desta quinta-feira, 15 de agosto, representantes de diversos conselhos de turismo se reuniram no auditório do prédio 11, na Univates, em Lajeado, para o Encontro de Conselhos Municipais de Turismo. O evento, que contou com a participação de gestores públicos, empresários, especialistas do setor e membros da sociedade civil, teve como principal objetivo traçar novas estratégias para o desenvolvimento do turismo local, além de fomentar a colaboração entre os diferentes conselhos e setores envolvidos.
Durante o evento, o presidente da Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales - Amturvales, Charles Rossner, frisou a necessidade dos conselhos, neste momento eleitoral, de incentivar os candidatos sobre a inclusão do turismo no seu plano de governo. “O turismo sempre é subjugado pelas administrações municipais, e invariavelmente qualquer decisão que tomarmos nos municípios entre ser ou não ser turístico, ele vai passar por uma decisão política. E é esse o papel fundamental do conselho municipal, não só de cobrar, mas também de auxiliar a administração nas construção dessas políticas públicas. Perguntem aos candidatos quais são as ações que vão ser trabalhadas e onde que o trade turístico pode se inserir e somar”, disse.
O encontro reuniu cerca de 40 pessoas do trade regional que buscaram mais informações sobre atualizações, documentação e o que vem sendo trabalhado na entidade. “O objetivo do evento foi alinhar temas entre a Amturvales e os conselhos municipais, alcançando mais elo e fortalecendo o trabalho no setor turístico. É importante que eles entendam que a entidade é uma ferramenta parceira para auxiliar tanto em informações como em decisões no trabalho entre eles e as secretarias”, comentou Vanessa Spindler, secretária executiva da Amturvales.
Cristiane Silva, coordenadora de regionalização do Estado, reforçou a necessidade da colaboração entre os setores público e privado, além do engajamento da comunidade local. "O turismo é uma força econômica que precisa ser trabalhada de forma integrada. Somente com a união de esforços conseguiremos criar um ambiente favorável para o crescimento sustentável do setor", destacou.
O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados e municípios brasileiros. Segundo Cristiane, seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País,
Por fim, os participantes também discutiram a importância de uma avaliação contínua das ações realizadas pelos conselhos. Ao final do evento, os conselhos de turismo se comprometeram a continuar trabalhando em conjunto para fortalecer o setor. O evento foi realizado em parceria com a Univates e contou com a participação do Arranjo Produtivo Local das agroindústrias familiares com um coquetel aos participantes.
Jéssica Koch - Assessora de Comunicação
Fotos: Jéssica Koch
Legenda: Encontro regional de conselhos de turismo alinhou demandas com o objetivo de fomentar o setor turístico.