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Educação: Turismo no currículo escolar

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Escola e entidades lançam projeto inédito que irá preparar comunidade para o turismo receptivo

Marques de Souza - O início do ano letivo apresentará uma novidade para os alunos que freqüentam a Escola Estadual Henrique Geiss no distrito de Tamanduá. No turno inverso, estudantes que freqüentam as sexta, sétima e oitavas séries do ensino fundamental terão a disposição aulas do projeto Educando Para o Turismo. A iniciativa surge através de parceria entre a Amturvales - Associação de municípios de turismo do Vale do Taquari, secretaria de educação e cultura e Escola Estadual Henrique Geiss disponibilizando quarenta vagas em encontros que ocorrerão uma vez por semana. Os estudantes terão a disposição aulas sobre turismo com turismólogas, historiadores locais, além de noções de conversação na língua inglesa. O objetivo é qualificar a comunidade para o turismo receptivo. Para a diretora da instituição de ensino, Liane Werle Vogel, que também ministrará as aulas de inglês, o projeto vem de encontro a um dos objetivos da escola que é participação ativa na vida comunitária. "A localidade é rica em atrativos turísticos, mas para que isto realmente se transforme em algo concreto e rentável é necessário que a comunidade esteja preparada, conhecendo, divulgando e recebendo os visitantes. A qualificação dos alunos na área turística também é uma maneira de despertá-los também para o interesse profissional. Enfim são diversos fatores, que agregados, resultarão em ganho para toda a comunidade". Morador da localidade, Alício de Assunção, ficará responsável pelas aulas e pesquisas da história local. "O turismo interno tem sido um atrativo para a população brasileira. Cada vez viaja-se mais pelo país e isto inclui não somente os grandes centros, mas também as pequenas localidades. Há muitos anos comenta-se que o distrito de Tamanduá possui atrativos turísticos e históricos que encantam os visitantes que por aqui aparecem, mas ficamos mais na teoria do que na prática." Assunção acredita que o envolvimento em relação ao turismo passa pela educação e por isso o projeto em parceria em com a escola, entidades e secretaria de educação é uma atitude concreta em relação ao assunto e que em breve trará resultados positivos. "O turismo somente ocorre com a participação comunitária, temos que conhecer nossa história para contá-la às pessoas. Toda a comunidade será beneficiada com a geração de emprego e renda." Para a turismóloga do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8, Diuly Mähler, o turismo deve ser entendido não somente como uma forma de lazer, mas também como uma oportunidade de negóciose especialmente de valorização das comunidades visitadas. De acordo com o secretário de educação e cultura, Jurandir Brenner, o projeto terá todo o apoio da administração municipal. "Possibilitaremos também para alunos de outras escolas interessadas em participar do projeto para que possam acompanhar as aulas. Por isso iremos adequar o transporte escolar e também oferecer material didático".Na conclusão os alunos receberão certificado de participação. O currículo que terá 64 aulas constará de visitas a prédios e locais históricos, campings, pinguelas, entrevistas com pessoas que vivenciaram fatos históricos, técnicas de abordagem e recepção aos turistas, meio ambiente e conversação na língua inglesa. O trabalho dos instrutores ocorre de forma voluntária e sem remuneração.

Box um

A parceria firmada entre a escola e a comunidade de Tamanduá com o município de Marques de Souza e o CIPAE G8 para o projeto "Educando para o Turismo" quer justamente valorizar o que é da comunidade através de ações de resgate histórico, identificação de atrativos naturais e culturais, preparando os jovens para que no futuro, além de poderem bem receber os visitantes, possam vislumbrar uma oportunidade de renda e permanecer no município, destaca a turismóloga do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8, Diuly Möller.

Fonte: Alício de Assunção / Jornal O Informativo do Vale

Fotos: Alício de Assunção / Jornal O Informativo do Vale

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