Diretoria da Amturvales se reúne para elencar objetivos para 2024
Contratação de Executivo foi um dos temas da reunião
A primeira reunião da Diretoria da Amturvales, foi realizada no sábado, 03 de fevereiro, no centro administrativo de Teutônia. Recebidos pelo presidente da entidade, Charles Rosser, e o Prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, a pauta do encontro contou com a prestação de contas do exercício de 2023, o planejamento para o ano de 2024, o mapa do turismo 2024, a contratação de um Executivo, reuniões itinerantes, além de outros assuntos.
O prefeito Forneck abriu a reunião e comentou sobre o momento no turismo em que o município de Teutônia se encontra. “Embora ainda tenham pessoas que não entendam, ainda existem aquelas que percebem que o turismo é investimento e fonte de recurso positivo para o município”.
Durante o encontro, o vice - presidente da Amturvales, Moisés de Freitas e na presença do também vice-presidente da entidade, Mateus Trojan, ambos pertencentes a suas associações como prefeitos, sugeriu que a pauta da prestação de contas fosse apresentada a todos os prefeitos da região.“Minha sugestão é que nós enquanto prefeitos participemos juntos das próximas reuniões da Amat e da Amvat para apresentarmos os números aos prefeitos da região, para que tomem conhecimento daquilo que foi realizado dentro da entidade”, comentou Freitas.
Trojan manifestou sobre o papel da Amturvales nos municípios e na responsabilidade de cada um com a entidade. “Para que seja um trabalho em conjunto, o município precisa ser ativo e ter na Amturvales um suporte impulsionador, mas ter a responsabilidade de criar seus próprios projetos”, frisa.
A contratação de um executivo com expertise e conhecimento na área do turismo foi elencado como uma das urgências da entidade para o ano de 2024. “Já temos alguns nomes à disposição para que em breve possa vir agregar e somar na função efetiva dentro da entidade”, salientou Rossner.
Além disso, a retomada dos atendimentos dos turismólogos nos municípios e a busca por recursos no Ministério do Turismo, foram outros pontos relacionados. “ Entre as ações para 2024, temos o retorno das atividades nos municípios com as turismólogas, além de ressaltar a importância dos projetos serem regionais. Desta forma conseguiremos buscar recursos junto ao Ministério do Turismo, ganhando assim toda a nossa região”, evidencia Rossner.
Segundo Rossner o papel da entidade é dar suporte aos municípios e construir na região uma identidade turística. “O nosso papel enquanto governança é dar suporte aos prefeitos independente de seus partidos. Trabalhamos com o objetivo de construir uma identidade turística na região para que todos se sintam pertencentes”, finaliza.
Com o propósito de estarem mais próximos, ficou definido que as reuniões da diretoria para o ano de 2024 serão itinerantes, nas cidades do Vale com periodicidade mensal.
Jéssica Koch - Assessoria de Comunicação
Foto: Jéssica Koch
Legenda: Objetivos para 2024 foram definidos