A diretoria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) reuniu-se pela primeira vez depois de empossada, na tarde desta terça-feira, dia 17, na sede administrativa em Encantado.
Comandado pelo presidente Vanildo Roman, o grupo deu andamento às 10 ações estabelecidas pela Associação visando ao desenvolvimento do Turismo no Vale do Taquari. "Queremos que toda a diretoria participe e, de forma conjunta, daremos andamento aos trabalhos", disse Roman.
Uma das prioridades definidas é a concretização do Trem Turístico "Vales e Montanhas" pela ferrovia do trigo. A vice-presidente Juliana Jasper e o secretário João Roberto Frielink analisarão o Processo que autorizou a prestação de serviço de transporte ferroviário de passageiros à Ferrotur a fim de dar continuidade ao trabalho.
Outro objetivo é o fortalecimento das Rotas e Roteiros Turísticos do Vale. A realização de um Fórum, com a presença de empreendedores e secretários de Turismo, deve ser agendada para o final do mês de junho, em Encantado.
No dia 14 de junho, a Amturvales vai ser reunir com os municípios que integram o G8 (Grupo dos Oito Municípios da Região Baixa do Vale do Taquari) para discutir a formatação de novos roteiros turísticos nestas cidades.
A entidade também pretende oportunizar a condutores locais, hoteleiros e empreendedores, Cursos de Qualificação de Atendimento aos Turistas. Para tanto, a associação irá agendar reuniões com instituições de ensino da região para conhecer as possibilidades de cursos que estas escolas possam oferecer. As qualificações disponibilizadas serão apresentadas durante o Fórum, no mês de junho, em Encantado.
Uma reunião entre a Amturvales e o presidente do G10 (Grupo dos 10 Municípios da Região Alta do Vale do Taquari), prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto, será marcada para definir o layout do estande do Grupo nos eventos da região. Também será definida a confecção de cuias, bombas e térmicas com a logomarca da Rota da Erva Mate.
Outro assunto tratou da elaboração do Calendário de Eventos Regional. Amturvales e a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) vão oficializar as prefeituras para que encaminhem até outubro, no máximo, quatro eventos de âmbito regional para compor o Calendário de Eventos, que será entregue em novembro.
O encontro contou com a participação do presidente Vanildo Roman, da vice Juliana Jasper, das secretárias Vânia Cima e Luzia Tomasini Carlesso, dos tesoureiros André Ricardo Bergamaschi e João Roberto Frielink, das turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa e do diretor de roteiros, Rafael Fontana.
Texto/fotos: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales