Durante toda a quinta-feira (21), o secretário estadual de turismo, em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, a diretora estadual, Claudia Mara, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e secretário de turismo de Encantado, Charles Rossner, juntamente com a equipe técnica da pasta da Estado, estiveram visitando no Vale do Taquari os municípios atingidos pela enchente. Durante as visitas aos municípios de Estrela, Arroio do Meio, Roca Sales e Muçum, as autoridades viram em loco a situação dos pontos turísticos e a realidade dos comerciantes locais.
O secretário estadual ficou impressionado com o tamanho estrago e a altura em que a água chegou. “Não dá para acreditar que a água veio até aqui. Vamos ver o que podemos fazer a médio e longo prazo para auxiliarmos e colaborarmos com a situação de todos”, disse, solicitando um relatório com levantamento sobre os pontos atingidos, com fotos prévias e pós enchente.
O presidente da Amturvales, Charles Rossner, acompanhou a comitiva nas visitas aos empreendimentos afetados pela enchente do Vale do Taquari. Para Rossner, as primeiras ações dos governos municipais e estadual estavam voltadas para o restabelecimento da normalidade e a garantia da segurança e da dignidade da população atingida. “Já, a partir dessa semana, retomaremos o trabalho junto ao turismo, primeiramente mapeando os impactos junto aos empreendimentos que trabalham direta ou indiretamente com atrações turísticas”.
Segundo Charles, o turismo é o segmento econômico que precisa de atenção. “O turismo é o setor que mais consegue injetar dinheiro novo na região e contribuirá para a retomada econômica dos municípios afetados. A exemplo disso temos o Trem dos Vales que deve atrair cerca de duas mil pessoas ao Vale do Taquari só nesse final de semana de passeio. O turismo vai ser uma das forças impulsoras da retomada da economia na região”, frisa.
Além disso, o setor turístico foi afetado de forma geral, em todos os municípios do Vale do Taquari. “Empreendimentos em Santa Clara do Sul, em Colinas e tantos outros municípios que não foram afetados pela enchente, não estão recebendo turistas, porque o Trem dos Vales não está fazendo seus passeios. Tudo é uma cadeia, um empreendimento depende do outro, e mais, empreendimentos parados significam pessoas sem empregos e consequentemente famílias afetadas”, finaliza.
BOX
Turismo Unido: a retomada
Em reunião almoço realizada na quinta-feira (21), junto a churrascaria e paradouro do Cristo em Encantado, estiveram presentes o secretário estadual de turismo, em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, a diretora estadual, Claudia Mara, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e secretário de turismo de Encantado, Charles Rossner, a equipe técnica da pasta da Estado além dos presidentes dos Conselhos Municipais de turismos (Comtur), representantes dos municípios associados, CVC viagens, XXXm empreendimentos e imprensa.
Diante das consequências devastadoras que o Vale do Taquari enfrenta, o foco da reunião foi tomar decisões para ajudar quem perdeu tudo, e de todas as formas possíveis. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur), além de contabilizar os equipamentos turísticos afetados, concentra esforços na mobilização das entidades públicas e privadas do setor. O movimento é realizado pela Setur, Abrasel, Abih, Sindha, ABBTUR, Sebrae e Transforma RS, Associação de Parques, Ugart, Abav, Sindtur, Serra Gaúcha, Segh, Apasg, Amturvales e prefeituras. A ação conjunta do trade turístico foi intitulada Turismo Unido.
Já são diversas campanhas que estão sendo realizadas para arrecadar fundos para esse fim. A Associação Amigos do Cristo promoverá ação entre os dias 23 e 24, onde 100% do valor arrecadado na visitação ao Cristo Protetor será destinada aos atingidos, assim como o Trem dos Vales, na sua retomada.
Segundo o secretário Luiz Fernando, o setor turístico se uniu e se fortalece para entender a mão a quem mais precisa, colaborando na reconstrução do setor que terá papel importante na recuperação da economia local. “ O turismo no Vale do Taquari será resgatado e vai voltar a gerar emprego e renda para a região que tão bem acolheu seus visitantes e que agora dependem de todos nós”, frisa.
BOX
Vice governador se reúne com setor turístico e CVC Viagens e Turismo
Aconteceu também na quinta-feira (21), uma reunião nas dependências da prefeitura municipal de Encantado. Estiveram reunidos o vice-governador, Gabriel Souza, o secretário estadual de turismo, em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, a diretora estadual, Claudia Mara, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e secretário de turismo de Encantado, Charles Rossner e o presidente da CVC Corp, Fábio Godinho.
O objetivo foi alinhar o setor com a retomada dos trabalhos e a reconstrução dos municípios. O Vice-Governador solicitou todo o apoio e a retomada o quanto antes. "É uma região que vinha em ascensão turística antes do ciclone e vamos trabalhar para que essa condição volte o mais rápido possível. É um desejo do governo", afirmou.
Para auxiliar no processo de retomada, Souza e Rodrigues Júnior alinharam o discurso com o presidente da CVC solicitando a expansão da venda de pacotes turísticos para o Rio Grande do Sul como prioridades da empresa para 2024. O vice-governador ainda solicitou atenção especial para o Vale do Taquari.