Caminhada entre Tamanduá e Alto Tamanduá reuniu ontem participantes de diversos municípios
Marques de Souza- A quinta edição do projeto que realiza caminhadas orientadas no distrito de Tamanduá atraiu no domingo 80 pessoas à localidade. Além do Vale do Taquari, participaram grupos de Porto Alegre e Pelotas. A iniciativa coordenada por um grupo de moradores conduziu os participantes até a localidade de Alto Tamanduá, já na área de Progresso. Pelo caminho percorrido por estradas municipais em cerca de quinze quilômetros, paisagens constituídas por morros, animais, água e muita mata nativa. "Maravilha, uma ótima oportunidade para mantermos contato com as belezas naturais, exercitando-se ao ar livre e interagindo com pessoas que se preocupam com o meio ambiente e com a valorização de nossas origens", afirmou o lajeadense Luciano Kober que participou juntamente com a esposa Sandra.
O evento também teve momentos de saudosismos, com a participação de diversos ex-moradores como o casal Iloir e Irdes Martinelli. "Hoje residimos em Lajeado, mas foi aqui nas proximidades de Alto Tamanduá que demos nossos primeiros passos, fomos a escola e aprendemos lições que levamos por toda a vida", afirmou Iloir.
Ao chegar em Alto Tamanduá, onde reside apenas um morador, o empresário Irino Zagonel, natural da localidade, fez um desabafo aos participantes, em frente a igreja católica, que está abandonada. "por este local passaram diversas gerações e o que constatamos hoje é que a igreja está atirada no tempo. Portas abertas, forro caindo e os poucos móveis se deteriorando. Conclamo à todos os ex-moradores e a paróquia de Progresso para que juntos possamos preservar este templo. Temos que realizar uma campanha. A história não pode ruir", advertiu.
Pelo trajeto em um dos locais de parada, um momento especial para a a contemplação da natureza no arroio Tamanduá. Uma gruta, onde antigamente ocorriam a festas e a queda de água com cerca de 40 metros. No retorno houve almoço de confraternização na comunidade católica São Roque de Tamanduá e o lançamento da próxima caminhada. Será dia 15 de abril, saindo da Sede de Pouso Novo em direção a gruta de Forqueta Alta. "O projeto agora passa a ser regional" comemora o coordenador da iniciativa, Alício de Assunção. Apoiaram o evento, Farmácias Drogativa, Padaria Suíça, Papaléguas Água Mineral do Campo, Rádio Integração FM, jornais O Informativo do Vale e O Alto Taquari, prefeitura municipal, Ervateira Ximango, Supermercado do STR, Amturvales, Foto Flash eAcademia Atividade.
Texto: Alício de Assunção