Business Network for Agents Travel: evento amplia rede de contatos em Santa Clara do Sul
Encontro reuniu Vale do Taquari, Rio Pardo e Região Carbonífera
O município de Santa Clara do Sul promoveu na quinta-feira, 22, o evento Business Network for Agents Travel, como uma oportunidade de reunir o trade turístico da região e estabelecer parcerias estratégicas. Além disso, o encontro ofereceu um ambiente para que os empreendimentos locais do setor turístico apresentassem seus produtos e serviços.
Para o prefeito municipal de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, o turismo não se faz sozinho. “Para que o turismo aconteça é preciso qualificar empreendedores, apoiar o setor, buscar parcerias e juntamente com o engajamento da comunidade o sucesso no âmbito turístico se torna positivo. Tudo isso nós estamos fazendo”, frisou.
O evento turístico contou com alta adesão reunindo cerca de 100 pessoas. Segundo o coordenador de empreendedorismo, inovação e turismo, Marciano Bruch, cada vez mais as pessoas estão buscando qualificação nesta área. “O nosso objetivo/propósito é esse, trazer em nossos eventos conteúdos para que as pessoas possam aprender e compartilhar. A organização desses eventos, assim como foi a Summit do Turismo durante a Santa Flor, são exemplos de ações com os empreendedores e apoiados pelo poder público torna isso nosso diferencial”, comentou.
Fazendo parte da programação, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, por meio do presidente da entidade, Charles Rossner e Valdacir Bresciani, apresentaram o painel “Case de Sucesso, o Cânion Perau do Facão”, de Arvorezinha, eleita recentemente como a mais bela cachoeira do estado do Rio Grande do Sul.
Charles iniciou sua fala abordando assuntos com relação ao funcionamento da entidade e apresentou aos empreendedores as feiras e eventos em que a Amturvales se faz presente, mostrando a eles uma maneira gratuita de se fazer negócios. “Turismo é negócio, e para que vocês estejam presentes nas prateleiras destes eventos, é preciso procurar as agências de turismo associadas à entidade. Essa é uma das ações que a Amturvales disponibiliza aos empreendedores associados, como contrapartida e benefício de estar associado.”.
Já o sócio proprietário do Cânion Perau do Facão, Valdacir Bresciani, explanou sobre sua trajetória como empreendedor até garantir o título de cascata mais bela do Rio Grande do Sul. Mesmo antes de existir o empreendimento, quando a propriedade ainda era de terceiros, eu sempre provoquei os proprietários para investir em infraestrutura como forma de desenvolvimento do turismo para o município e oferecer mais uma opção aos visitantes, gerando também emprego e renda e alavancando o turismo na região”, contou.
Atualmente, o empreendimento é dirigido por Bresciani e Celso Portaluppi e os resultados foram sendo conquistados aos poucos. “Nós não tínhamos noção do resultado disso, sabíamos que teríamos situações positivas pois o local prometia com a sua beleza e para nossa surpresa superou as expectativas”, ressalta.
O local já recebeu investimentos de infraestrutura, trilhas organizadas e categorizadas de acordo com as normas brasileiras e, há cerca de dois anos, está aberto para visitação ao público. “Não tem parado de crescer o número de visitantes vindos de todos os municípios do Rio Grande do Sul, dos estados Brasileiros e de mais de quinze países. O espaço está em constante investimento. Nosso objetivo é dar ao nosso visitante a oportunidade de viver experiências intensas e únicas”, frisou
Amante do turismo, Bresciani encerrou fazendo uma reflexão seguida de convite. “O turismo é sonho, é acreditar e realizar. O sucesso é consequência. O Cânion Perau do Facão nasceu para encantar e se deixar descobrir. Venha você também se encantar a viver uma experiência diferente de todas as outras” finalizou.
Realizado no Parque de Eventos Broenstrup, o encontro proporcionou a troca de experiências e informações com a finalidade de desbravar o turismo no Vale do Taquari e Rio Pardo. O evento contou ainda com palestras voltadas para secretários municipais, agentes de viagens e empreendimentos.
Jéssica Koch - Assessora de Comunicação
Foto: Divulgação
Legenda: Network reuniu o trade turístico das regiões