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Amturvales quer regionalizar ações.

Vale do Taquari - Enquanto o Plano Estratégico do Turismo Rural 2007/10 é traçado pelas entidades que fazem parte do projeto, os representantes do setor na região avisam que pretendem participar da discussão. O presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, já encaminhou solicitação com esse objetivo às entidades que coordenam o processo. A idéia é que o Comitê Gestor do Turismo Rural se instale na região, visando um trabalho em parceria com as instituições locais. "Tem tudo a ver com o Vale do Taquari, pois o nosso turismo é estritamente rural", justifica.

A Amturvales aguarda manifestação da Secretaria Estadual do Turismo sobre o pedido de regionalização. De acordo com Fontana, o Vale deve explorar principalmente a questão das agroindústrias e as rotas turísticas já existentes, como a Rota Germânica, de Teutônia; a Rota Delícias da Colônia, de Estrela e Imigrante; e a nova Rota da Erva-Mate. O presidente da associação espera que a Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar (Agro Ind Familiar), que será realizada em Lajeado, de 17 a 21 de abril, seja importante no fomento ao turismo rural da região.

Cronograma

Enquadramento de estabelecimentos como hospedarias e casas de colônias, levantamento sobre o perfil do turista e dos produtos, e radiografia da atividade no Estado. Essas são algumas das ações previstas pelo Plano Estratégico do Turismo Rural 2007/10. De acordo com o engenheiro agrônomo Flávio Calcanhotto, coordenador estadual de Turismo Rural da Emater/RS-Ascar, o roteiros turísticos do Rio Grande do Sul serão definidos pela sintonia entre as entidades envolvidas. A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e de Turismo, Senar, Senac, Sebra e Fetag.

Calcanhoto ressalta que todas as instituições continuam desenvolvendo seus projetos, mas agora de forma mais integrada. "Vamos traçar o avanço que se quer do turismo rural no Rio Grande do Sul", assegura. Até novembro, o plano prevê a conclusão de uma pesquisa apontando o perfil do turista que percorre o Estado. Também está incluída a formação de preços e custos em hotelaria, atendimento aos turistas e aulas de empreendedorismo aos proprietários de pousadas e hotéis.

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