Com a expectativa de que 2008 será um ano positivo para o turismo, graças aos investimentos programados pelo governo federal, o que a região tem a fazer é investir na melhoria dos seus roteiros. Esse foi o foco da reunião de sexta-feira da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), realizada na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Forqueta. O encontro também serviu para prestação de contas da entidade no período entre abril e outubro de 2007.
Segundo o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, o Vale deve se mobilizar para garantir investimentos no setor. "Temos de fazer a lição de casa e investir na profissionalização e nos nossos roteiros", observou. Ele adiantou que a própria PCH da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel) servirá de atração para os futuros visitantes, explorando o fato de produzir energia elétrica em harmonia com o meio ambiente. Fontana pediu ainda que os municípios encaminhem à Amturvales o seu cronograma de eventos, a fim de que constem no calendário da região para 2008. As informações devem ser passadas para o e-mail secretaria@amturvales.com.br
O delegado regional da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Ricardo Luís Lied, que participou da reunião, apresentou aos participantes os cursos que o governo do Estado disponibiliza para os profissionais do turismo. As opções vão desde frentistas até confeiteiros, guias turísticos e condutores locais, além de atividades relacionadas a restaurantes e hotéis. Ele pediu que os municípios, por meio do Conselho Municipal do Emprego, apresentem pedidos de projetos de profissionalização do setor. "As comissões precisam se manifestar para que possamos pressionar a fim de trazer mais recursos à região." Os participantes do encontro fizeram uma visita às instalações da PCH Salto Forqueta.
Fonte: O Informativo