Com duas rotas turísticas constituídas em Venâncio Aires e buscando alternativas de divulgação e fomento das mesmas, a Administração Municipal estuda a participação das rotas do Chimarrão e Querências do Mate no 1º Salão de Turismo dos Vales (Turisvales), que acontece de 15 a 17 de agosto, no município de Lajeado. Em um espaço de quatro mil metros quadrados, agências de viagens, operadoras de turismo, companhias aéreas, hotéis, restaurantes e empresas de tecnologia já confirmaram participação no evento.
Durante encontro nesta terça-feira, dia 12, na Prefeitura , o coordenador da Feira Comercial, Daniel Aires, debateu a proposta de participação das rotas venâncio-airenses na feira. Conforme a coordenadora de Cultura do município, Luce Carmen Mayer, a Administração estuda a viabilidade financeira e a capacidade das duas rotas de receberem turistas.
A rota do Chimarrão, que abrange as localidades de Vila Santa Emilia, Palanque, Linha Travessa, Grão-Pará, Olavo Bilac, Linha Harmonia da Costa e 17 de Junho, é a mais estruturada. Com pontos turísticos naturais, históricos e culturais, os empreendedores da rota são famílias rurais da região que receberam cursos de capacitação e atendimento aos turistas. Entre os locais a serem visitados estão a Escola do Chimarrão e a cascata Chuveirão. Já a rota Querências do Mate ainda engatinha na capacitação de seus empreendedores. Com foco na região serrana de Venâncio Aires, a rota proporciona belíssimas paisagens naturais, turismo de aventura e esportes radicais.
O Salão de Turismo dos Vales espera a participação de sete mil visitantes voltados exclusivamente para o ramo. Além de exposição de serviços turísticos, o público encontrará o Festival de Cultura, com apresentações artísticas da região e poderá comprar artesanato local, produtos da agricultura familiar e apreciar a gastronomia típica dos dois vales.
O vice-prefeito e secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Giovane Wickert, acredita ser de fundamental importância a participação das rotas locais no evento. “Apostando na política de integração das rotas e até mesmo para angariar recursos federais para a área, precisamos trabalhar forte e focados na estruturação desses dois trabalhos e na divulgação deles para a região e todo o nosso Estado”, finaliza Giovane Wickert.
Fonte: Ass. de Imprensa Prefeitura de Venâncio Aires
Foto: Daiana Nervo