Valorização do Patrimônio da Imigração Italiana

///Valorização do Patrimônio da Imigração Italiana

Valorização do Patrimônio da Imigração Italiana



O museu faz parte de um amplo programa de recuperação histórica e econômica das áreas de colonização italiana do estado do Rio Grande do Sul e será instalado em torno do antigo moinho colonial de Ilópolis.

O projeto inclui a recuperação do moinho colonial, a criação de cursos técnicos de Confeitaria e Panificação, Artesanato e Restauro de Madeira, e de Valorização do Patrimônio da Imigração Italiana, a serem instalados próximos ao prédio do moinho.

Também abrange a criação de uma rota turística e cultural, O Caminho dos Moinhos, que ligará municípios da região: Ilópolis, Arvorezinha, Anta Gorda e Putinga.

Estarão presentes ao evento, ainda, a secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Mônica Leal; o secretário de Turismo do estado, deputado Luis Augusto Lara; o diretor executivo da Nestlé do Brasil, Pedro Simão Filho; o coordenador-geral do Projeto de Restauro dos Moinhos, Manuel Luiz Touguinha; e os prefeitos da região, dentre outras autoridades.

O Caminho dos Moinhos

A construção de uma infra-estrutura turística na rota dos antigos moinhos de trigo do Alto Vale do Taquari visa promover o desenvolvimento sustentável da região, por meio da recuperação patrimonial e da valorização das tradições culturais dos imigrantes italianos, que se estabeleceram no vale a partir de 1905. Encravado entre serras e estradas sinuosas, O Caminho dos Moinhos é uma verdadeira viagem nostálgica ao passado das colônias italianas no sul do país, em meio a uma privilegiada paisagem.

O projeto do Museu do Pão e a formação de uma nova rota turística e cultural no Rio Grande do Sul conta com a colaboração do Instituto Ítalo Latino-Americano (do Ministério das Relações Exteriores da Itália), do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Prefeitura Municipal de Ilópolis, da empresa Brasil Arquitetura, da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, e tem o patrocínio da indústria de produtos alimentícios Nestlé do Brasil.

By |2008-02-18T00:00:00-03:00fevereiro 18th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Valorização do Patrimônio da Imigração Italiana

About the Author: