Vale do Taquari sedia o RS Mais Turismo

///Vale do Taquari sedia o RS Mais Turismo

Vale do Taquari sedia o RS Mais Turismo

Cerca de 130 representantes dos diversos municípios do Vale do Taquari estiveram na segunda-feira dia 29, no Parque Histórico, em Lajeado, participando das discussões do RS Mais Turismo.

Promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (RS), a série de eventos está percorrendo as 26 regiões turísticas do Estado e têm o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de cada região e propor a realização de ações específicas para aumentar a sua competitividade.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, destacou que o dia de debates teve um efeito multiplicador. “Nosso Vale tem potencial para ser explorado e faremos isso com o apoio de toda a sociedade”, afirmou.

Durante a manhã, a secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, destacou algumas ações que a Setur colocou em prática desde o começo da gestão em 2011. “Passados dois anos, podemos afirmar que conseguimos dar conta das questões estratégicas que se colocavam para nós. Procuramos elaborar uma política pública para o turismo do Rio Grande do Sul, que era algo que não existia. Conseguimos elaborar o Plano Diretor do Turismo, formado pelos planos de Marketing e de Desenvolvimento e, além disso, identificamos a diversidade das nossas regiões turísticas, o que possibilitou que traçássemos uma estratégica para a promoção de cada uma delas”, disse.

Qualificação

A titular da Pasta apresentou aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários do turismo da região e representantes do trade os quatro eixos que compõem o programa RS Mais Turismo: fortalecimento da gestão do turismo, qualidade da oferta turística, promoção e apoio à comercialização do turismo e Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Abgail destacou que o principal legado que a Setur pretende deixar na Copa do Mundo é a qualificação. “Estamos investindo muito nas pessoas. As obras são importantes, mas o conhecimento que será aplicado para o resto da vida é fundamental. Nosso objetivo era qualificar mais de 10 mil profissionais até 2014, mas estamos prestes a alterar este número devido à grande demanda. Precisamos qualificar a nossa hospitalidade para atrair mais turistas”, afirmou.

A secretária reiterou a importância de o poder público atuar em parceria com a iniciativa privada e academia. “Para fazer o turismo crescer no Estado, precisamos que a iniciativa privada esteja mais próxima. Ela precisa do poder público, e nós precisamos dela, assim como a academia necessita se relacionar com a vida real. O momento que estamos passando é extremamente promissor. O turismo não é uma ilha. Precisa estar conectado com o mundo”.

Para finalizar, Abgail elogiou o trabalho que a região do Vale do Taquari vem desempenhando. “É muito gratificante chegar aqui e ver o que vocês desenvolvem em prol do turismo, recebendo a todos de uma maneira tão afetuosa. Costumo dizer sempre que todas as regiões devem se espelhar nos Vales para saber fazer o receptivo. Vocês estão decididos a viver melhor, a avançar, a enxergar além do horizonte. A Setur irá contribuir para que a região se desenvolva ainda mais e se transforme em um reconhecido destino turístico do Rio Grande do Sul”.

Regionalização, Plano de Ação e Plano de Marketing

Na parte da tarde do evento, a equipe da Secretaria abordou as temáticas: regionalização dos municípios, Plano de Ação e Plano de Marketing para o Vale do Taquari.

Sobre a regionalização, a Setur apresentou o atual Mapa Turístico do Vale, que após alguns ajustes foi aprovado pela região, ficando composto por 39 municípios. Também foi explanada a importância de os municípios aderirem à regionalização e elaborar um Plano de Ação e um Plano de Marketing regional. A iniciativa busca primeiro entender qual é o produto turístico que o Vale possui e após fazer um trabalho específico.

Para identificar a características da região será preciso primeiro definir as demandas, relacionar as prioridades e após realizar projetos e ações.

Para o representante do Vale do Taquari no Conselho Estadual de Turismo, Rafael Fontana, será um desafio transformar os atrativos em um único produto. “Esse planejamento que a Setur está nos propondo vem ao encontro do que estamos precisando”, disse. “Com a pesquisa iremos nos conhecer melhor para que possamos pensar em conjunto as nossas potencialidades”.

A partir do encontro, ficou acertado que a região irá apresentar, antes do fim do ano, o plano regional de ação e de marketing para o turismo. As cidades terão um ano para elaborar os planos municipais, alinhados com os textos regional e estadual.

Encontros

Os Encontros Regionais RS Mais Turismo ocorrerão nas 26 regiões turísticas definidas no Plano de Desenvolvimento do Turismo, que são as seguintes: Uva e Vinho; Rota das Araucárias; Vale do Taquari; Porto Alegre e Delta do Jacuí; Vale do Rio Pardo; Jacuí Centro; Vale do Rio dos Sinos; Centro-Serra; Vale do Paranhana; Alto da Serra do Botucaraí; Rota do Yucumã, Hortênsias; Rota das Terras; Campos de Cima da Serra; Costa Doce; Pampa Gaúcho; Fronteira; Rota Missões; Rota do Rio Uruguai; Central; Vale Jaguari; Rota Águas e Pedras; Litoral Norte; Cultura e Tradição, e Terma e Lagos.

Texto: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales e Setur

Foto: Caroline Rodrigues

By |2013-04-30T00:00:00-03:00abril 30th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Vale do Taquari sedia o RS Mais Turismo

About the Author: