Vale do Taquari participa do primeiro encontro da Câmara Temática da Regionalização do turismo do RS

///Vale do Taquari participa do primeiro encontro da Câmara Temática da Regionalização do turismo do RS

Vale do Taquari participa do primeiro encontro da Câmara Temática da Regionalização do turismo do RS



Representantes do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), estiveram reunidos na tarde da segunda-feira, dia 22, na Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS), em Porto Alegre, para debater a composição da Câmara Temática de Desenvolvimento e Regionalização do turismo do Rio Grande do Sul. A região esteve representada pelo conselheiro e integrante da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana.

Durante o encontro foi apresentado o conceito de regionalização, que tem como base a estruturação, a ampliação, a diversificação e a qualificação da oferta turística gaúcha, considerada uma das principais estratégias de execução da Política Nacional do Turismo e do Plano Diretor do Turismo do RS, devido a sua proposta de desenvolvimento de forma descentralizada e regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo.

Além disso, foi discutida a necessidade de indicar a composição de representantes da Câmara Temática (coordenador, secretário executivo e relator), os procedimentos de encaminhamento para o Conselho, a portaria (marcos legais), o projeto de Lei Estadual do Turismo, o Fundo de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Fundetur) e assuntos gerais.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Maximilianus Pinent, o documento apresentado tem o objetivo de nortear as questões específicas do tema e alinhar as demandas com a participação conjunta dos responsáveis. Na reunião foi destacada a importância sobre dados e indicadores que possam subsidiar as secretarias e instituições vinculadas ao turismo. Além disso, será encaminhado ao Governador do Estado uma sugestão de nota diretriz para a transversalidade com outras secretarias e com órgãos federais que possam atender às demandas das regiões. ?Este é um processo evolutivo e muito importante para as instâncias de governança regionais?, salientou.

O representante da região destacou que os encontros do Conetur têm possibilitado progressos. ?Estamos avançando no fortalecimento das estruturas regionais de gestão do turismo, a fim de desenvolver, qualificar e promover nossos produtos e atrativosturísticos?, afirmou Fontana.

Foram indicados para coordenação da Câmara Temática, secretaria executiva e relatoria os seguintes nomes: Julio Cesar Pannbecker (Famurs), Zelmute Marten (CDES) e Rita Michelon (ABBTUR), respectivamente.

Texto: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales c/ informações Setur

Foto: Priscila Rodrigues

By |2013-04-23T00:00:00-03:00abril 23rd, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Vale do Taquari participa do primeiro encontro da Câmara Temática da Regionalização do turismo do RS

About the Author: