Vale do Taquari: Os turistas estão chegando

///Vale do Taquari: Os turistas estão chegando

Vale do Taquari: Os turistas estão chegando



Vale do Taquari – 27 de setembro marca o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo. A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT). No Vale do Taquari, a estrutura de Rotas e Roteiros bem estruturados faz com que seja possível comemorar o período. Graças à atuação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) foram conquistados significativos avanços nessa área. A entidade tem 15 anos de atuação. Elanasceu com o objetivo de coordenar as ações de turismo, além de promover o desenvolvimento com projetos de integração regional.

Atualmente, a Amturvales é presidida pelo empresário Ronaldo Zarpellon, que conta com o auxílio da diretoria e de seis funcionários, entre eles as turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa. Ao longo dos 15 anos, a associação teve a preocupação de participar de eventos, reuniões e de outras atividades, sempre com o objetivo de desenvolver a atividade turística de forma integrada entre os municípios.

Com o apoio da Amturvales, o Vale do Taquari conta com cinco roteiros turísticos formatados: a Rota das Gemas & Joias, a Rota Germânica, o Roteiro Turístico Delícias da Colônia, o Caminho dos Moinhos e a Rota da Erva-Mate, além de dois tours pelas cidades de Lajeado e Taquari. Em 2009, os roteiros atraíram quase 37 mil turistas que vieram de diferentes partes do Estado e país.

Objetivos

A Amturvales é responsável por coordenar as ações de turismo no Vale do Taquari e busca consolidar os toteiros turísticos existentes. Incentiva o desenvolvimento de projetos de integração regional e faz a representação nos organismos públicos.

A Amturvales também faz a função de prospectar e acompanhar investidores para a área do turismo e, ainda, agrupar o trade turístico regional, além de ser a porta-voz de toda essa cadeia produtiva.

A Amturvales considera po­sitiva a perspectiva para o Turismo no Vale do Taquari. A entidade prevê um fluxo ainda maior de visitantes para a região, fruto do trabalho de divulgação e a participação em feiras relacionadas ao turismo e, principalmente, pelos atrativos existentes, as paisagens naturais, a gastronomia e hospitalidade.

Outro projeto importante é a implantação do passeio de trem, na Ferrovia do Trigo, que irá contemplar vários municípios do Vale do Taquari. A região também está inserida no Grupo Gestor Regional dos assuntos relacionados à Copa 2014, com a expectativa de receber turistas do exterior que virão para assistir aos jogos das seleções.

Roteiros Turísticos

Roteiro Delícias da Colônia

Municípios: Estrela, Colinas e Imigrante

O Roteiro Delícias da Colônia oferece um tour pela cidade de Estrela com passagem pelos principais pontos históricos. Inclui visita à Cooperpedras, que industrializa e comercializa pedras preciosas. Tem a opção de visitar o Recanto do Avestruz, onde é possível observar a criação dessa ave, apreciar o artesanato e também degustar os produtos derivados do avestruz.

No Alambique Berwanger é oportunizado o acompanhamento do processo de destilação da cachaça,podendo-se vivenciar as instalações e o ambiente colonial, com degustação numa casa centenária em estilo enxaimel.

Para o almoço, o roteiro oferece restaurantes com cardápios variados. Já para a sobremesa, deliciosos chocolates produzidos de forma artesanal por Sirlei Chocolates. O grande diferencial e o atrativo dessa empresa estão na qualidade dos produtos e na originalidade das embalagens.

O roteiro segue por Colinas, conhecida como Cidade-Jardim, com parada na Casa do Artesanato e Produtos Coloniais, na antiga Estação Ferroviária. Com reserva prévia, os visitantes poderão saborear delicioso café da colônia e adquirir produtos coloniais.

No município de Imigrante, além de oferecer visita ao Cactário Horst, maior da América Latina, o roteiro proporciona uma visita ao Convento São Boaventura, construído na década de 1940, todo em pedra grés, acolhendo excursões e hospedando grupos de pessoas para reuniões, cursos e retiros, disponibilizando refeições e uma bela paisagem a todos que procuram paz e tranquilidade.

Contato para agendamento:

Tatiana S. Gärtner

Fone (51) 3754-1112; (51) 8122-0498

E-mail imitur@imitur.com.br

Site www.imitur.com.br

Rota da Erva-Mate

Municípios: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.

A Rota da Erva-Mate contempla um conjunto de atrativos num raio de 60 quilômetros de distância. Nesse caminho, o turista irá presenciar paisagens inesquecíveis. Tudo isso aliado à hospitalidade e chimarrão.

A Rota da Erva-Mate é um produto turístico que tem como objetivo valorizar os patrimônios culturais e naturais de dez municípios da Região Turística do Vale do Taquari. A principal temática é a erva-mate, um dos principais símbolos culturais do Rio Grande do Sul.

O roteiro também valoriza e integra outras manifestações culturais. O destaque é para a cultura italiana, por meio da gastronomia, arquitetura, elementos religiosos, as festas típicas e as agroindústrias.

O patrimônio natural da região complementa as atrações oferecendo belas e inusitadas paisagens entre vales, montanhas, grutas, cascatas, rios e áreas de mata nativa preservadas.

Informações:

Site www.rotadaervamate.com.br

E-mail contato@rotadaervamate.com.br

Fone (51) 3751-3777

Agência Receptiva

Contato para agendamento – Imitur Viagens e Turismo

Fones (51) 3754.1112; (51) 8122-0498

Site www.imitur.com.br

E-mail imitur@imitur.com.br

Rota Germânica

Municípios: Teutônia e Westfália

A Rota Germânica, conhecida por seus 16 pontos turísticos, os quais permitem ao turista conhecer a cultura germânica por meio das tradições que ainda hoje são cultivadas, como a confecção do sapato de pau, símbolo do município.

O acervo turístico desse roteiro é farto por oferecer empreendimentos variados que produzem cogumelos, artigos de decoração e joias em pedras, cachaça e licor, produtos agroecológicos, essências naturais e artesanatos variados.

Fazem parte da Rota Germânica o Centro Administrativo, o Museu Henrique Uebel, a Lagoa da Harmonia, Antick Haus Bergmann, Sítio Soll Cogumello, Engenho Quatro Ventos, Artesanato Sapato de Pau, Pesque e Pague, Complexo Turístico do Colégio Teutônia-Teutobrick, Bella Lu­na Aromas, Artesanato e Floricultura Musskopf, Restaurante Matinho, Vividiana Pedras, Harmonia das Rosas. Além desses, fazem parte, na cidade de Westfália, o prédio da prefeitura, a Igreja Evangélica Sião e o Paraíso Paissandu.

Informações:

Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Teutônia

Fone (51) 3762-1263

E-mail cultura1@teutonia.com.br

Contato para agendamento:

Terramar Viagens e Turismo

Fone (51) 3762-3390

E-mail terramar@certelnet.com.br

Rota Caminho dos Moinhos

Municípios: Ilópolis (Moinho Colognese), Arvorezinha (Moinho Castaman e Moinho Fachinetto), Putinga (Moinho Marca) e Anta Gorda (Moinho Dallé e Moinho Vicenzi)

Dentre as inúmeras belezas naturais do Alto do Vale do Taquari encontram-se os moinhos. Edificações que resistiram ao tempo guardando consigo histórias e lembranças de um povo. A Rota Caminho dos Moinhos tem patrimônio que representa a memória de um povo, sua história econômica, social e tecnológica. Tem também o repertório de crenças, ditos e pequenas histórias, os quais constituem parte do imaginário popular.

Os moinhos tradicionais integrados ao dia a dia das comunidades ganham novo fôlego e assumem novos papéis. A professora e ambientalista Judith Cortesão, no ano de 1998, foi quem primeiro apelou para a urgência da restauração, pesquisa e divulgação dos moinhos coloniais. Já voltaram a funcionar alguns deles, como o Vicenzi, situado ao lado de uma magnífica cachoeira. No coração do caminho, em Ilópolis, está em atividade, desde 2008, o conjunto do Museu do Pão, compreendendo o Moinho Colognese, a Oficina de Panificação e o museu.

O roteiro turístico e cultural dos moinhos leva o visitante a uma região de belíssimas paisagens constituídas de vales e montanhas.

Informações:

Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari

www.caminhodosmoinhos.com.br

Fone (51) 3774-1537; (51) 3774-1304

Roteiro Taquari Açoriana

Município: Taquari

O Roteiro Taquari Açoriana na História proporciona ao visitante um mergulho na história do município de Taquari e do Rio Grande do Sul por meio de um agradável passeio por essa cidade de colonização açoriana. O guia relata fatos marcantes da história e da cultura local, desde a chegada dos primeiros povoadores açorianos em 1760, a contribuição dos imigrantes alemães, que chegaram depois, até os fatos de hoje.

As personalidades marcantes, a religiosidade, o artesanato, os sabores, a musicalidade e a hospitalidade estão presentes na cultura herdada dos imigrantes.

Fazem parte do roteiro os seguintes atrativos: o Santuário Assunção, a Igreja Matriz, o jornal O Taquaryense, a Lagoa Armênia, a Casa Costa e Silva, a Casa do Artesão, além do almoço ou café colonial com agendamento prévio.

Informações:

TKTUR Viagens e Turismo

Fone (51) 3653-7176; (51) 8419-6313

Contato Oladio Luiz Pereira

Site www.tktur.com

E-mail oladio@tknet.com.br ou oladiopereira@gmail.com

Rota das Gemas & Joias

Municípios: Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Soledade, Guaporé, Frederico Westphalen, Iraí e Ametista do Sul.

O Rio Grande do Sul é privilegiado pelas potencialidades turísticas naturais. A Rota das Gemas & Joias busca ressaltar essas belezas, associando-as à iniciativa e à criatividade humana, colocando no mercado turístico um destino diferenciado, voltado ao segmento das pedras preciosas, agregadas aos aspectos culturais e gastronômicos.

Essa rota reúne e valoriza o que há de melhor em cada uma das cidades. Na rota, o visitante tem oportunidade de acompanhar toda a cadeia de produção das pedras preciosas, desde a localização da mina, passando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final na forma de joias e artesanato em pedra.

Informações:

Site www.rotadasgemasejoias.com.br

E-mail contato@rotadasgemasejoias.com.br

Fone (51) 3751-3777; (51) 9707-7972

Agência Receptiva

Contato para agendamento – Imitur Viagens e Turismo

Fones (51) 3754-1112; (51) 8122-0498

Site www.imitur.com.br

E-mail imitur@imitur.com.br

Tour Lajeado

Município: Lajeado

O roteiro é realizado a bordo do Cedelinho – um ônibus de dois andares adaptado sobre carroceria, possibilitando um olhar privilegiado dos atrativos. Nesse tour são visitados oito pontos turísticos. O Tour Lajeado tem início em frente da Casa de Cultura, em seguida contempla visita à Igreja Santo Inácio de Loyolla e segue até a Rua Osvaldo Aranha, às margens do Rio Taquari. Depois o passeio continua até o Parque Professor Theobaldo Dick e à Torre da Igreja Evangélica. O roteiro passa pelo Parque do Engenho, considerado pelos historiadores o local de origem da cidade. O atrativo seguinte é o Jardim Botânico, e para finalizar, a última parada é no Parque Histórico de Lajeado.

De sexta-feira a domingo, das 17h às 22h, os visitantes do Parque Histórico podem apreciar um delicioso café colonial oferecido no Kaffee Haus.

Informações Turísticas

Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado

Fone (51) 3982-1081; (51)3982-1305

E-mail turismo@lajeado-rs.com.br, cultura@lajeado-rs.com.br

Deolí Gräff

deoli@informativo.com.br

Colaboraram: Lizeli Bergamaschi e Samanta Regina Chiesa

By |2010-09-27T00:00:00-03:00setembro 27th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Vale do Taquari: Os turistas estão chegando

About the Author: