Uma cidade inteira a sua espera

///Uma cidade inteira a sua espera

Uma cidade inteira a sua espera



Além dos jardins floridos, Colinas tem gastronomia, história, esportes radicais e belezas naturais

Da origem germânica os moradores de Colinas herdaram o zelo pelo embelezamento das ruas. Os canteiros e jardins residenciais renderam a Colinas o titulo de “Cidade Jardim”. Ao bom trato com as flores alia-se a arquitetura germânica, em estilo enxaimel, gastronomia e eventos típicos como o Blumentanzfest (Baile das Flores), festa tipicamente alemã e que reúne anualmente mais de 20 grupos de dança típica das mais diversas regiões do Estado, trazendo ao município grande numero de visitantes, inclusive de outros paises latino-americanos.

Além da herança cultural preservada em praças, casas e jardins, Colinas apresenta outros atrativos turísticos, como o Rio Taquari, a ferrovia -repleta de túneis e viadutos, o Morro do Roncador e o Zuckerhut. A geografia favorável proporciona ainda ao turista que visita Colinas uma série de atividades. Contornada pelo Rio Taquari, a cidade esta cercada por uma seqüência de morros próprios para a pratica de esportes, como trilhas, escaladas e trekking, além de outras atividades, incluindo estudos ambientais e “birdwatching”.

Opções ao turista

Birdwatching -Pratica de observação de aves silvestres em ambiente natural. Com o uso de binóculos e livros-guias, as aves podem ser visualizadas e identificadas. Muito difundido nos Estados Unidos e Europa, o birdwatching é pouco conhecido no Brasil, apesar da diversidade de espécies em nosso país.

Trekking – Consiste na caminhada em grupos por ambientes naturais em trilhas predeterminadas. As trilhas da grapia e umbu tem juntas 3,1 mil metros, podendo ser realizadas por diferentes idades.

Trilha do Umbu – Chegando aos mirantes M1S e M1N segue-se o percurso de 1,7 mil metros, sinalizado por fitas brancas, em um ambiente florestal em estagio avançado de regeneração vegetal. Grandes arvores como o umbu (Phytollaca dioica) e a figueira-mata-pau (Fícus) se sobressaem na parte mais alta da colina. Na metade do percurso, no cume do morro, há um platô onde muda a forma da vegetação florestal. Gatos-do-mato, tamanduás-mirins, micos-prego, gaviões, falcões e vários pássaros de copa podem ser avistados na trilha.

Trilha da Grápia – Esta trilha percorre 1,3 metros a partir do centro de colinas em direção aos mirantes M1N e M1S, no alto do morro, onde se tem ampla visão do Vale do Taquari. O percurso, sinalizado por fitas azuis, segue entre diferentes formas de uso do solo, representando um mosaico de vegetação.

COMO CHEGAR

Com uma área de 57,25 km quadrados, Colinas esta localizada a oeste do Rio Taquari e faz divisa com Teutônia, Estrela, Roca Sales e imigrante. O acesso principal se dá pela RS-129, com destino a Estrela e em confluência com a BR-386. O município também está ligado a Roca Sales pela RST-25, com destino a Imigrante. Colinas fica a 100 de Porto Alegre.

By |2008-10-03T00:00:00-03:00outubro 3rd, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Uma cidade inteira a sua espera

About the Author: